Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres no México

frida kahlo
Tópicos desse artigo:

Exposição da Frida Kahlo no Brasil

Se você é daqueles que sonha em ver as obras da Frida Kahlo de perto mas  não tem grana para viajar até países que tem obras suas em exposição, nós temos uma opção para você chegar pertinho de algumas obras da nossa queridíssima Frida Kahlo, as obras dela já está em solo brasileiro. (*-*)

A exposição “Conexões entre mulheres surrealistas no México”está de passagem pela nossa terrinha. Com curadoria de Teresa Arcq, a exposição trás mais de 100 obras de 16 artistas mexicanas como Leonora Carrington e Maria Izquierdo e é claro Frida Kahlo. Dentre as 100 obras cerca de 20 são da Frida.

A exposição ficou em São Paulo de 27 de setembro de 2015 e 10 de janeiro de 2016. De lá seguirá para a Caixa Cultural no Rio de Janeiro e depois para Brasília, de 13 de abril a 05 de junho de 2016.

Se você também está louca(o) de arrancar os cabelos na espera por essa exposição, o único jeito de ir matando a ansiedade é se preparar intelectualmente para o dia da visita. Leia nossos artigos aqui no blog sobre ela! Só clicar no link que vou te encaminhar para os artigos que falam da nossa Friducha querida. Confira também o artigo que falamos um pouco da cultura mexicana 🙂

Confira o local e data da exposição da Frida Kahlo no Rio de Janeiro e em Brasília aqui abaixo:

Manual de viagem obrigatório! Aqui você vai poder se preparar pra uma viagem tranquila e falar espanhol com os gringos!

Frida Kahlo em Brasília: 13/04 a 05/06

A visitação à exposição será feita mediante a retirada de senhas de acesso na bilheteria da CAIXA, a partir de 13 de abril, de 9h às 20h, ou por meio de agendamento no site frida.ingresse.com, já disponível. Tanto no site quanto no local, a retirada de senhas de acesso é limitada a no máximo quatro por CPF.

Caixa Cultural Brasília

SBS Quadra 4 Bloco A Lotes 3/4, s/n

Asa Sul – Centro

(61) 3206-9448 | (61) 3206-9449

Estação do Metrô Galeria

Entrada Franca

  • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 09:00 às 21:00

Frida Kahlo no Rio de Janeiro: 02/02 a 27/03

Caixa Cultural Rio de Janeiro

Avenida Almirante Barroso, 25

Centro – Centro

Rio de Janeiro

(21) 3980-3815

Estação do Metrô da Carioca

Entrada Franca

  • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 21:00

FRIDA KAHLO DESEMBARCA NA CAIXA CULTURAL
BRASÍLIA ACOMPANHADA POR 14 ARTISTAS

Exposição “Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas 
no México” fica em cartaz de 13 de abril a 5 de junho, com entrada franca

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 13 de abril a 5 de junho, a exposição Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México, que reúne 30 obras da artista Mexicana e cerca de 100 obras de outras 14 artistas mulheres nascidas ou radicadas no México. Com entrada franca, a mostra apresenta um amplo panorama do pensamento plástico e o imaginário da artista. A visitação à exposição será feita mediante a retirada de senhas de acesso na bilheteria da CAIXA, a partir de 13 de abril, de 9h às 20h, ou por meio de agendamento no site frida.ingresse.com, já disponível. Tanto no site quanto no local, a retirada de senhas de acesso é limitada a no máximo quatro por CPF.

Idealizada e coordenada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, a exposição tem o patrocínio da CAIXA, com apoio da Secretaria de Relaciones Exteriores de México (SER), da Embaixada do México no Brasil, do Instituto Nacional de Bellas Artes do México (INBA), do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes do México (CONACULTA) e do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM). A realização é do Ministério da Cultura e a curadoria é da pesquisadora Teresa Arcq.

Além dos trabalhos de Frida Kahlo – 20 óleos sobre tela e 10 obras em papel, entre desenhos, colagens e litografias – será possível ver de perto obras de María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordelia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein. Todas tiveram relação pessoal com a artista e com o surrealismo, linguagem que melhor traduz o trabalho da mexicana. Ao todo, 136 obras, entre pinturas, esculturas e fotografias, além de documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens, estarão em exposição na CAIXA Cultural Brasília – galerias Principal e Acervo.Exposição Frida Kahlo - Caixa Cultural Brasilia 3

A mostra reserva, ainda, surpresas para o público, como uma apresentação de filmes, dedicados à artista e à Alice Rahon, Rara Avis (Bridget Tichenor), Jacqueline Lamba, Leonora Carrington e Remedios Varo; bem como uma litografia assinada por Diego Rivera; além de roupas, acessórios, documentos, registros fotográficos, catálogos e reportagens ligados à mexicana. A mostra de filmes também é gratuita, sujeita à lotação do espaço, e a programação se repetirá nos mesmos horários ao longo da exposição, com os filmes: Alice Rahon (2012), direção de Dominique e Julien Ferrandou, 64 minutos;Rara Avis – Bridget Tichenor (1985), direção de Tufic Makhlouf, 21 minutos; Jacqueline Lamba (2005), direção de Fabrice Maze, 120 minutos; The Life and Times of Frida Kahlo (2005), direção de Amy Stechler, 90 minutos; Leonora Carrington (2011), direção de Dominique e Julien Ferrandou, 107 minutos e Remedios Varo (2013), direção de Tufic Makhlouf, 64 minutos.

Frida e a atmosfera criativa:

Nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México, onde morreu em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo pintou, durante toda a sua vida, apenas 143 telas. Das 20 pinturas de Frida expostas na CAIXA Cultural Brasília, seis são autorretratos. A artista aparece ainda em outras duas telas, El abrazo de amor del Universo, la terra (México). Diego, yo y el senõr Xóloti(1933) e Diego em mi pensamiento (1943), além de uma litografia Frida y el aborto (1932). Imagens de Frida Kahlo estão presentes ainda nas fotografias de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi, e na litografia Nu (Frida Kahlo) (1930), de Diego Rivera, trazidos na mostra.Exposição Frida Kahlo - Caixa Cultural Brasilia 2

A confluência dos grupos de exiladas europeias – como a inglesa Leonora Carrington, a francesa Alice Rahon, a espanhola Remedios Varo, a alemã Olga Costa (nascida Kostakovski) e a fotógrafa húngara Kati Horna, além das artistas que vieram dos Estados Unidos, como Bridget Tichenor e Rosa Rolanda, permanecendo no México o resto de suas vidas, e de outras visitantes vinculadas ao surrealismo, atraídas pelas culturas ancestrais mexicanas, como as francesas Jacqueline Lamba e Bona Tibertelli, e a norte-americana Sylvia Fein – favoreceu a atmosfera criativa intelectual e uma completa rede de relações e influências com Kahlo e demais artistas mexicanas. Essa multiplicidade cultural, somada à estratégia surrealista da máscara e da fantasia, permitiram abordar o tema da identidade e de gênero.

Sobre a Curadora:

Historiadora de arte, Mestre em Museologia e Gestão em Arte e em Arte Cinematográfica pela Universidade de Casa Lamm na Cidade do México, Teresa Arcq trabalhou como curadora chefe do Museu de Arte Moderna da Cidade do México entre 2003 e 2006. Foi cocuradora da exposição A Arte de Mark Rothko – Coleção da The National Gallery of Art, e de várias exposições do acervo permanente, destacando-se a de Remedios Varo. A partir de 2007, como curadora independente produziu para o Museu de Arte Moderna da Cidade do México Remedios Varo – Cinco Chaves e Alice Rahon – Uma surrealista no México, que também foi apresentada no El Cubo, em Tijuana. Arcq é professora de História da Arte no Centro de Cultura Casa Lamm, publicou vários ensaios e faz palestras sobre arte moderna mexicana, movimento avant-garde europeu e mulheres surrealistas no México, Estados Unidos, Europa e Ásia.Exposição Frida Kahlo - Caixa Cultural Brasilia 1

Serviço:
Exposição Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México
Entrada franca (Senhas e marcação disponíveis na bilheteria da CAIXA Cultural Brasília a partir de 13 de abril, das 9h às 20h e agendamento já disponível no site frida.ingresse.com, limitados a quatro por CPF)
Local: CAIXA Cultural Brasília – galerias Principal e Acervo
Visitação: de 13 de abril a 5 de junho de 2016
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: 3206-9448 | 9449
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Idealização e coordenação geral: Instituto Tomie Ohtake
Realização: Ministério da Cultura
Contato: Carmem Moretzsohn | (61) 8142-0111 | [email protected]

A equipe do Espanhol Sem Fronteiras agradece a assessoria de imprensa da Caixa Cultural Brasília – DF pelas informações.

Se você também ama cultura hispânica dá uma olhadinha nesse post e descubra o que o Wagner Moura anda aprontando com nosso espanhol. Só uma obs… Eu revelei um segredinho dele!

Frida Kahlo


Se você também ama a cultura dos países hispânicos dá uma olhadinha nesses artigos:

Dia de reis – episódio perdido de chaves

Natal – episódio perdido de chaves 

Ano novo – episódio perdido de chaves

Espanhol Sem Fronteiras, seu blog para aprender espanhol.

CURTA NOSSAS PÁGINAS!

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), dando aulas de espanhol há 10 anos.

Outras

Artigos relacionados

Aprender Espanhol

Texto em espanhol

Quer texto em espanhol pra estudar? Eu quero te presentear com um pacote de mais de 25 textos para estudar

Ler Mais »

Comentários

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), estuda idiomas há mais de 15 anos.

@espanholsemfronteiras
Professora Acsa Lima

Cookies espanhol sem fronteiras

Controle Sua Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar a navegação no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas e  termos de uso