Dia de reis – países hispânicos e Chaves!

Dia de reis!

Dia de reis! Que data importante! (ok, eu também nunca comemorei essa data..) Mas êeeeeeee, alegre-se, acho uma data ótima pra gente começar a celebrar ein! (#ficaDica)

fica a dica

Não entendeu ainda? Vamos conhecer o dia de reis então!

Em alguns países de língua espanhola essa data é esperada com ansiedade pelos pequenos chicos y chicas, pois (ao contrário do que estamos acostumados) essa é a data que eles ganham presentes. A tradição começa logo de manhã, as crianças já acordam ansiosas pra saber se os reis haviam deixado seus presentes tão esperados. É claro que para que isso aconteça é preciso ter tido um comportamento impecável durante o ano, igual o nosso bom velhote fez com a gente a vida toda.

Na véspera do dia de reis acontece um desfile chamado “La cabalgata de los reyes magos”. Se trata de um desfile de carros alegóricos onde a magia se espalha pelas cidades, as crianças se entregam ao fantástico mundo da fantasia dos reis magos. Toda a cidade é enfeitada para receber a presença ilustre dos três reis, que trazem doces e pequenos brinquedos para os pimpolhos. Note nas fotos abaixo como é comemorado o dia de reis em Madri. Só pra efeito de curiosidade, a figura dos três reis são sempre semelhantes.

dia de reis La-Cabalgata-de-Los-Reyes-Magos-en-Madrid

Há ainda um fato curioso, a tradição de “el roscón de los reyes”. É um prato (um doce coberto por frutas cristalizadas em formato de rosca) típico dessa data que traz ainda uma simbologia que vem inspirada nos Eclesiastes, se reuniam em família e amigos para compartilhar um pão doce, e dentro do pão havia um grão representando Jesus que fugiu com seus pais para escapar da perseguição de Herodes. Hoje em dia esse grão foi substituído por uma figura ou algo que traga sorte para o ano.

No dia de reis também existe o costume de desmontar toda a decoração de natal. É interessante notar que nem as atividades natalinas conseguem apagar a importância do dia de reis nos países de cultura hispânica. Bom, agora, fiquei bastante interessada em comemorar essa data.. um presentinho a mais não faz mal… aqui vai um passo a passo para saber como comemorar o meu novo feriado, dia de reis!

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

6 passos para comemorar o dia de reis:

1- Comportamento impecável durante o ano

2 – Escrever uma carta para os reis. Essa carta deve refletir com sinceridade como você se comportou durante o ano. É imprescindível que a carta  seja bonita, sincera, e SEM ERROS DE ORTOGRAFIA. É sempre bom escrever para um dos reis ou para os três, o importante é não deixar de mencioná-los. E claro, coloque seus desejos. Seja estratégico nessa parte, peça com sabedoria para que eles sejam generosos.

3 – Entregar a carta. É bom que seja entregue pessoalmente, você pode fazer isso na cavalgada.

4 – Ir ao evento da Cabalgata dar boas vindas aos reis. Antes de ir é bom deixar tudo preparado: As acomodações para os reis, um jantar, água para os camelos…

5 – Participar da tradição del roscón com a família.

6 – Ir dormir cedo, na véspera do día 6. Ao amanhecer acordar os papais e conferir se os passos deram certo!

Pra finalizar não poderia deixar de mostrar um pouco dessa tradição na melhor série que existe… Chaves! ok, mais ou menos, é Chespirito.. Mas é massa de todo jeito!

Gostaram de conhecer o dia de reis em países hispânicos? Você conhece outras tradições? Deixe nos comentários! Clique aqui e curta nossa página e fique por dentro das novidades de chaves e cultura hispânica!

Se você ama cultura hispânica tem uns posts que você não pode ficar sem ler!!!

História do Chaves!

Natal em países hispânicos

O ano novo para nossos amigos latinos

Música em espanhol 

Frida Kahlo no Brasil!

Espanhol sem Fronteiras, venha aprender espanhol com a gente!

Comentários

comentário

Comentários

comentário