Chaves! Saiba os segredos dos criadores do Chaves e conheça sua história!

“Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves. Todos atentos olhando pra TV.”

Abertura do Chaves

Nosso queridíssimo Chaves, o original Chavo del Ocho, Chavito para os íntimos! Personagem que ultrapassou a barreira do tempo e entrou com inocência de criança na vida de pessoas do mundo inteiro, pessoas de todos os tipos, de todas as idades, eu e você. Como não amar algo que, com tanta sutileza, trouxe tanta verdade.

Hoje nós vamos desvendar todas as histórias desse seriado que marcou (e continua marcando) gerações. Iremos falar tudo sobre os seriados do Roberto Bolaños, mas também sobre seus criadores, e claro, sobre Chaves e sua Turma.

História de Roberto Bolaños, o Chaves

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Roberto Bolaños é o responsável por dar a vida ao nosso amigo Chaves, apenas por isso é tão importante falar sobre ele aqui. Ele nasceu na Cidade do México em 1929 e infelizmente faleceu em 2014. Esse mexicano incrível tem sua fama mundial devida aos personagens que interpretou, Chaves e Chapolin.

Mas, voltemos um pouco no tempo e falemos sobre a história de Roberto Bolaños.

Roberto era filho de um pintor e ilustrador que chegou a ter certo sucesso, se chamava Francisco Gómez Linares. Elsa Bolaños era o nome de uma mãe, uma secretária bilingue. Quando o criador do nosso amado Chaves tinha apenas 6 anos de idade, seu pai morre de um derrame cerebral. Seu Francisco deixou muitas dívidas, fazendo com que a família passasse por muitas dificuldades.

Dona Elsa passou uns sufocos e tantos outros pra pagar essas dívidas intermináveis e pra criar os filhos. Trabalhou em diversas áreas diferentes, se mostrou uma verdadeira empreendedora, e isso acabou influenciando a visão de Roberto para converte-lo no gênio que ele foi. Elsa Bolaños assumiu o papel principal daquela casa e os levou adiante.

Chespirito sempre foi pequeno e medroso (coisas que sempre estavam presentes nos personagens que ele criava, incluindo o mais conhecido pelos brasileiros, o Chaves). Por causa dessas características ele começou a brigar muito na escola, e pior que ele ficou bom de briga, ganhava dos grandalhões todos.

Chaves lutando box
Roberto Bolaños antes de uma luta de Box

Seu talento com os punhos evoluiu e logo começou a vestir as luvas. Sim, caros amigos!!!! Nosso Chavito foi lutador de boxe, e dos bons! Mas não é só isso, Roberto foi também uma grande jogador de futebol. Sua carreira apenas não decolou por um único motivo: Roberto estava cansado de fazer gols. ”Oi?” Isso mesmo, ele dizia em suas entrevistas que ficou enjoado do esporte, pois ele era muito bom e a única coisa que fazia era fazer gols. Un creído jajaja

chaves jogador de futebol

Nosso querido Roberto era, desde muito jovem, um líder nato. Era o líder das turmas por onde passava. Seus dotes comunicativos entravam nas relações românticas. Era ele quem escrevia as cartinhas de amor, as canções românticas, as serenata e tudo mais que uma garota da época queria em um rapaz.

Sua popularidade entre as jovens não o impediu de apaixonar-se, e quando isso aconteceu foi com a Graciela, uma menina encantada por conseguir enredar o futuro Diretor da Televisa.

Roberto bolaños casamento

Roberto Bolaños tinha muita facilidade com a pintura, desenho e matemática, assim decidiu fazer engenharia. Logo nos primeiros semestres ele se deu conta que aquilo não era pra ele, as notas baixas vieram e seu estagio na área de engenharia estava ”enchendo o saco”. Um belo dia ele viu um anuncio no jornal dizendo que precisavam de pessoas pra aprender a trabalhar na radio e na televisão. Roberto pensou: ”Hum, porque não?”

chaves pensando

Ele foi na entrevista e conseguiu um emprego para escritor de propagandas. Ninguém imaginava, nem mesmo ele, mas seu talento inegável começou a despertar os olhos de todos. De mero escritor de propagandas começou a escrever algumas programas na rádio. O grande marco foi quando ele recebeu um convite para escrever para Viruta y Capulina, um programa de radio. O sucesso foi enorme. O programa da radio teve seu horário extendido, como isso não bastou, foram convidados para gravar esse programa para a televisão.

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Enquanto essa revolução toda acontecia na vida profissional do futuro chaves, ele e sua mulher, Graciela, estavam gerando frutos, e olha que eram muitos! 5 filhas e 1 filho. Se a fertilidade em casa estava abundante, no trabalho se vê que não faltava.

Nas gravações para TV foram sendo necessárias algumas participações de Bolaños como ator. No começo ele chegou a relutar contra isso, pois nunca tinha estudado atuação, mas quando entrou em cena claramente havia muito talento ali. Cada vez mais Roberto estava participando como ator, de forma que seu talento começou a incomodar os atores principais.

Roberto continuou escrevendo para a dupla de comedia, chegou a fazer um filme de muito sucesso e estava em plena acensão na televisão mexicana.

Roberto começou a ter outros conflitos com os atores, pois ele escrevia de forma com que todos os personagens pudessem fazer as piadas, tirando apenas do personagem principal essa função. Isso atrelado ao ciúmes que os personagens ja demonstravam acabou trazendo um rompimento, mas foi o próprio Roberto quem pediu demissão, ele queria escrever para ele mesmo.

Roberto começou então a escrever suas próprias historias. Desempregado e em meio a uma crise criativa, a desgrama foi completa quando sua mãe, Elsa, morreu de câncer de pâncreas.

el-ciudadano-gomez-espanhol-sem-fronteiras
‘El Ciudadano Gomez’ – Programa de Chespirito

Em meio a essas tristezas, Roberto seguiu em frente. Foi convidado para fazer um de seus programas, ”El ciudadano Gómez”, na televisão. Fracassou. Não, não teve nenhum sucesso, decidiram coloca-lo para fazer qualquer coisa em um espaço de 10 minutos. Deram total liberdade para que ele fizesse algo completamente novo e sem interferências de ninguém, contando que fosse dentro dos 10 minutos. Ali começavam a se encontrar o pessoal do elenco que o iriam acompanhar por muito tempo na televisão, o futuro professor Girafales e Seu Madruga eram dois deles. O programa ”La mesa cuadrada” de 10 minutos foi um sucesso, e ai começaram a crescer.

Los Super Génios de la Mesa Cuadrada

Programa do Chespirito

Antes de mais nada vamos dar uma explicada nesse nome aí né… Chespirito, que nome é esse, Jesus? O nome o cara é Roberto Bolaños… De onde surgiu o nome Chespirito?

É uma história bem legal. Como pudemos ver, Roberto (até então) era quem escrevia para os programas e propagandas. Todos começaram a notar que os textos dele eram fantásticos! Com isso começaram a fazer comparações com o escritor inglês Shakespeare (meu escritor preferido *-* ). Devido a pouca estatura de Roberto, seus companheiros o apelidaram de Shakespearito, ou seja, pequeno Shakespeare. Com o tempo foram aprimorando a pronuncia, adaptando ao espanhol, e por fim se formou o nome Chespirito.

Roberto deve ter se sentido muito orgulhoso, é claro! Então ele começou a adotar Chespirito como nome artistico. Chegou a ficar mais conhecido como Chespirito do que como Roberto. Lembrando ainda que ele não tinha criado o Chaves.

Como dizia (lá no capítulo anterior), Chespirito ganhou 10 minutos para fazer o que quisesse na televisão. Esses 10 minutos foram decisivos para o triunfo de Roberto. No ano anterior ele sofreu sua pior crise, e essa era a chance dele voltar ao topo.

O mini seriado de 10 minutos foi sucesso imediato! Ele começou a chamar seu programa de Chespirotadas. Foi nesse programa que ele começou a atuar propositalmente, nos anteriores ele apenas cobria buracos de atores que faltavam.

Também começaram a se encontrar atores fundamentais para o nosso tão amado seriado Chaves: Ramón Valdés, Maria Antonieta de las Nieves e Rubén Aguirre.

chespirito

Com o tempo foram dando mais espaço para as Chespirotadas, e então novos formatos foram sendo criados. Um desses formatos foi ‘Os super gênios da mesa quadrada’. Era um quadro fixo onde eles satirizavam aqueles programas de mesa redonda (conhecemos muito hoje pelos programas de discussão de futebol), mas falando sobre muitos temas diferentes e absurdos. Confira um episódio abaixo (o ep começa mesmo aos 13 min)!

Como podem observar, nesse programa surgiram personagens icônicos: o Professor Girafales e o Doutor Chapatinhas.

O programa teve um sucesso absurdo! Esse sucesso fez com que eles ganhassem um programa só deles, já não seria um quadro dentro do ‘Sábado de la Fortuna’. Falando nisso, acho que esse Sábado de la Fortuna’ é algo bem parecido com o que acontece no SBT aos sábados (não sei como é hoje, mas antigamente era o sábado inteiro passando séries, e de quebra ainda tinha o Celso Portiolli apresentando kkk)

O nome desse programa solo deles se chamou ‘Chespirito e a mesa quadrada’, mas depois virou apenas Chespirito. A partir daí Roberto começou a produzir a um nível sobrenatural. Começou a criar esquetes e personagens incríveis, eles foram ganhando o público e fazendo com que o sucesso de Roberto crescesse ainda mais.

Nesse novo formato ele pode criar vários quadros curtos e colocar dentro de um programa próprio, o programa do Chespirito.

Seriados

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Com a abertura que Chespirito deu aos personagens de Bolaños, a criatividade infinita desse escritor transbordava. Seus personagens eram cada vez mais engraçados e ganharam o México em um piscar de olhos.

O pequeno Shakespeare não titubeou e colocou uma de suas criações para gravar, o nosso herói, indiscutivelmente melhor do que os da Marvel ou da DC….. CHAPOLIIIIIIIIN COLORADOOO!

Não contavam com minha astúcia!

Chapolin Colorado

Mais ágil que uma tartaruga…
Mais forte que um rato…
Mais inteligente que um asno…
Ele é oooooo…
Chaaapoooliiin !

Gente, Chespirito criou o herói que toda pessoa precisa: um herói bobo, fraco, mas que no final consegue derrotar seus inimigos.

Essa criação dele era antiga, Roberto ofereceu o personagens pra vários atores, mas NINGUÉM quis fazer. Como sua ideia foi rejeitada anteriormente sua chance de mostrar esse herói para o mundo era em seu programa próprio, e como ninguém quis interpretar, ele mesmo o fez. E fala sério, acho que foi a melhor coisa que podia ter acontecido.

O Chapolin era na verdade um inseto (no México temos um gafanhoto Chapolin, o pessoal lá inclusive adicionou esse inseto na culinária kkk). Podemos perceber a relação que Bolaños quis dar ao personagem na antenas de vinil. O uniforme ia ser verde, por causa da semelhança com o gafanhoto, mas a produção do programa descartou essa opção por causa do Chroma Key (fundo verde pra poder fazer edições pós produção). Branco e azul também foram descartados por motivos de gravação, então o vermelho foi escolhido.

A mudança de cor de seu uniforme resultou em um mudança de nome. O personagem era pra se chamar Chapolin Justiceiro. Como a cor vermelha tinha sido a escolhida, Chespirito passou a chamar seu personagem de Chapolin Colorado.

Sim, Chapolin foi um sucesso instantâneo. O programa conseguiu cativar adultos e crianças, e até hoje isso acontece. Chapolin foi o programa que trouxe ainda mais crescimento para Chespirito, levando agora o programa para mercados internacionais.

Assista aqui um episódio de Chapolin em espanhol!

Chaves

Andava tudo muito bem na vida de Chespirito, sua fama crescia cada vez mais, até que um dia Rúben Aguirre recebeu uma proposta para mudar de emissora, e ele foi, deixando os quadros de Chespirito desfalcados.

Roberto precisou criar algo novo. Ele não fazia ideia, mas essa nova criação seria sua obra prima fundamental: El Chavo del Ocho.

História

Chespirito já havia começado a criar um quadro com um garoto e um vendedor de balões, mas muitas mudanças foram acontecendo e personagens foram entrando e saindo. Esse processo todo foi criando o que hoje nós conhecemos como o programa do Chaves!

Sim, o programa do Chaves não surgiu como um programa solo, mas sim como um quadro dentro do programa do Chespirito. Tantas as mudanças que ocorreram que ninguém sabe exatamente quando foi a estréia de Chaves. Mas enfim, o importante é que Chaves foi criado e virou O SUCESSO que nós amamos.

Se Chapolin era um sucesso mundial, Chaves foi ainda maior. Chaves foi uma criação com base nos dilemas sociais que todo mundo conseguia se identificar. Ele era o menino das favelas aqui no Brasil, no México era o menino de rua, em cada país o Chaves ganhava uma identificação própria. Era um personagem universal.

A junção de duas emissoras trouxe ainda mais visibilidade para o programa, era o nascimento da TELEVISA. Essa emissora é responsável por novelas e programas de alcance mundial. Suas novelas são traduzidas até hoje para muitos idiomas, passando em canais de televisão do mundo inteiro, e atualmente vende os direitos de várias de suas obras para reprodução na NETFLIX. Gente, é a emissora que fez ‘A Usurpadora’!!!!!

Formação do Elenco

chaves-e-espanhol-sem-fronteiras

 

Durante o desenrolar da criação de Chaves, os atores que participariam desse programa mágico foram tomando seus lugares: Maria Antonieta (Chiquinha) e Ramón Valdés (Seu Madruga) já trabalhavam com ele no programa Chespirito; mais tarde Angelines Fernandes (Bruxa do 71, digo, Dona Clotildes) também entrou no programa Chespirito; Edgar Vivar (Seu Barriga) entrou bem nessa época de Televisa; e por ultimo, Rubén Aguirre (Professor Girafales) voltou pra emissora.

Uma curiosidade legal é que Angelines Fernandes foi miss nos seus tempos de ouro. Quem diria que ela viraria a Bruxa do 71 kkkk

Aguirre foi o responsável pela indicação de Carlos Villagran (Quico) para Chespirito. Sem dúvida, essa indicação foi indispensável. O personagem de Carlos deu muito o que falar, mas falamos disso um pouco depois.

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Florinda Meza também já tinha trabalhado com Chespirito, e com isso os personagens principais de Chaves já estavam reunidos. Florinda também foi assunto a nível nacional, porém falaremos mais pra frente desse assunto.

Crescimento instantâneo de Chaves

Com a nova emissora, Televisa, os programas de Chespirito ganhariam mais espaço. Chaves e Chapolin viraram um programa solo, ou seja, não passariam mais dentro do programa Chespirito. Cada um deles passou a ter 30 minutos, o que fez com que Roberto tivesse que trabalhar ainda mais na construção e desenvolvimento dos personagens.

Além desses dois programas ele continuaria fazendo ‘El ciudadano Gomez’, porém esse seria mais fácil, já que ele possuía muitos roteiros prontos.

Tudo andava bem, até que Roberto acidentalmente deu um tiro nele mesmo, mas calma, foi na mão (jejeje). Esse tiro deixou várias sequelas até o fim da vida dele, além do mais ele teve que ficar um tempinho bom sem gravar. E como ele era o personagem principal dos programas isso não foi legal.

Mas relaxa, rapidinho ele voltou com tudo. Os programas continuaram grandes e um sucesso. Entretanto, uma nova baixa… Chiquinha saiu da emissora. Chespirito teve que trabalhar em outros personagens para desenvolver melhor a serie. Foi ai que Godínez entrou. Horacio, o irmão mais novo de Roberto, foi quem interpretou. Na verdade ele cuidava mais dos negócios, mas Chespirito insistiu tanto que ele aceitou.

Com o desenvolvimento de novos personagens o Quico ganhou uma fama muito grande, o que trouxe certo ciumes para Roberto. Mas essa história é bem mais complicada do que isso, mais pra frente retomaremos o tema.

O Ápice de Chaves!

A Chiquinha voltou! Uhuuul! E o programa continuou crescendo. Pra vocês terem uma ideia, Chaves foi sucesso até na China! Itália, Russia e India são outros países que também tem Chaves como ídolo.

Tanto sucesso fez com que o mercado do seriado fosse expandido: começaram a comercializar produtos do Chaves. O mais legal mesmo foram os gibis dos chaves (quem não lembra dos episódios de chaves com as revistinhas de chapolin! kkk).

E o sucesso não parava por aí, eles começaram a fazer turnês! Gente, se hoje é um absurdo de difícil pra conseguir um ingresso pra ver um dos integrantes, imagina em 1970, quando era o grupo inteiro! E sem internet, pessoal tinha que correr pra comprar ingresso na bilheteria, filas e filas, pessoal dormia noites pra conseguir ingresso.

Bom, sucesso a parte, na vida pessoal de Chespirito houveram algumas mudanças… Ele se separou de sua esposa, e logo em seguida assumiu um relacionamento com Florinda Meza. Gente, dava pra saber que Roberto ja andava em terrenos alheios antes de se separar de sua esposa.

Na época eles foram atacados de todos os lados, ele era o traidor e ela era a rouba maridos. Foi um baque para ambos, mas o programa continuava incrível como sempre. Além disso, os dois permaneceram juntos até o fim, provando que era amor de verdade.

Com tanto sucesso ainda faltava algo: O cinema! Mas calma aí… não foi um filme do Chaves… Foi um filme com roteiro totalmente nada a ver com o Chaves… Mas quem liga, todos os atores do chaves estavam lá…

Uma curiosidade desse fato é a tradução brasileira para alguns episodios de chaves. Lembra que em alguns episodios o chaves fala: ‘seria melhor ter ido ver o filme do pelé.’ Então, na realidade o que ele fala não ‘ver o filme do pelé’, mas sim ‘ver el chanfle’, que é o nome do filme que eles fizeram.

Chanfle é uma gíria (muito usada no seriado do chapolin) já até falamos sobre gírias aqui.. dá uma conferida lá no post.

Brigas entre o elenco de Chaves

E sim, o filme foi um sucesso, mas o sucesso foi abalado por uma perda muuuuuito grande: O Quico resolve sair do programa. Gente, o Quico era um dos personagens mais aclamados, muita gente inclusive declara abertamente que prefere o Quico do que o Chaves.

Chespirito tinha a caracteristica de dar importancia para todos os personagens de suas séries, mas o tiro na mão foi agora o tiro no pé. Quico tinha ficado maior do que o próprio Chaves.

Acredito que Bolaños não se incomodava com a repercussão do Quico, do Seu Madruga (que também foi um dos personagens mais amados), ou de qualquer outro, mas talvez tenha gerado um pequeno ciumes.

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

As más línguas dizem que Carlos Villagran saiu do programa brigado com Roberto. Carlos foi para a venezuela, país que tinham muitos fãs do Quico. Ele não podia usar o nome Quico, mas usou Kiko. Grande mudança kkkk Uma mudança também considerável foi a cor do figurino, que agora era vermelho.

Dá uma olhada no trabalho dele com o programa ‘Ah que Kiko’:

Diziam também que Carlos quis sair por ciúmes de Roberto com Florinda, pois Carlos tinha namorado Florinda algum tempo. Mas foi só um namoro, na minha opinião o rolo mesmo foi por causa de dinerito, la platina, grana.

Carlos Villagran e Florinda Meza, época em que namoravam.

Outras briguinhas também abalaram o elenco: Maria Antonieta fez umas series só como chiquinha, e ate mesmo um filme. Rolou uma briga sobre os direitos autorais, Maria acabou ganhando.

Como se não bastasse, Ramón Valdés também deu o vaza da série. Fora o Chaves, Quico e Seu madruga eram os dois personagens mais amados pela galera… Olha o tamanho do problema… Chespirito teve que tentar compensar de outra forma. Criou um novo ambiente: o restaurante da Dona Florinda e também outros personagens como o carteiro Jaiminho.

O fim de Chaves

Mas gente, Sem Quico e Seu Madruga a Série não voltou ao topo. Depois de algum tempo o programa foi cancelado, em 1980. O motivo para o cancelamento do programa nem foi perda de audiencia, pois ainda estava legal. O real motivo foi a idade.

Seu Magruga chegou a voltar para a série, mas poucos anos depois ele faleceu de câncer. Foi um momento muito triste para todos, especialmente para a espanhol Angelines (a Bruxa do 71).

Foi criado então um programa no estilo daquele primeiro, Chespirito. Agora seria ‘A turma do Chaves’. Nesse programa eram apresentados várias esquetes, inclusive de chaves e chapolin. Nessa fase as gravações eram feitas mais em ambiebientes fechados, como por exemplo a escolinha do chaves. Chespirito nao conseguia mais fazer trapalhadas, pular e correr, por isso a escolinha era a pedida perfeita, ele permanecia sentado a maior parte do tempo.

Ainda assim, Chespirito já estava muito velho, e era cada vez mais notável sua aparencia. Ele decidiu parar de gravar, e aí foi o triste fim. A turma do Chaves ainda continuava no ar, mas a Televisa decidiu cortar os programar depois de algum tempo. Ok, agora é o fim mesmo kkkkkk (não se lembrarmos que o SBT exibe até hoje, ebaaa).

Chespirito recebeu milhares de ofertas de trabalho ainda depois disso, mas ele queria mesmo era descansar. Após a morte de seu irmão, Horacio, caiu a ficha e ele realmente decidiu aposentar de vez.

Reconsiliação e boas novas

A televisa fez um programa de homenagem para Roberto no ano de 2000, e nesse programa rolou um reencontro marcante para todos os fãns: Carlos Villagran e Chespirito se encontraram em um abraço!

Depois de 30 anos de namoro, em 2005 ele se casa com o amor de sua vida, Florinda Meza. Muitos dizem que Florinda afastou Chespirito de seus fãs, pois ela estava sempre com ele, queria responder as perguntas antes dele e tal. Mas gente, acho que isso era um traço da personalidade dominadora dela kkk Parem de acusar a pobre dona Florinda!

Desenho de Chaves e Chapolin

Vida que segue né… Fizeram os desenhos animados do chaves e do chapolin, e foi um tremendo sucesso. Vocês devem ter reparado que não tem a Chiquinha no desenho. Isso é por causa daquela briguinha que eu contei lá atras. A Maria Antonieta é a dona legal dos direitos da personagem, portanto Bolaños não pode colocá-la no desenho.

América Celebra Chespirito

O evento foi de uma repercussão enorme onde vários artistas participarame várias emissoras de vários países estiveram presentes, inclusive o Brasil!

O evento foi como uma espécie de despedida do MITO, pois pouco tempo depois disso Roberto Bolaños faleceu. Sua morte trouxe uma tristeza mundial, pois o grande ídolo se foi.

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

A morte de chespirito teve uma repercussão tão grande no Brasil que mesmo nós que somos tão piadistas não fizemos nenhum tipo de brincadeira com esse fato. Houve uma tristeza e um respeito gigante nesse momento por parte de todos os fãs.

Antes de sua morte, Roberto gostava muito de manter contato com as pessoas, principalmente no twitter. Fez algumas twitcam, mas o mais emocionante é saber que a ultima mensagem que ele deixou foi um tweet dizendo que ama o brasil, em resposta a uma fa brasileira.

Curiosidades

CH

Uma das coisas mais legais nos personagens principais do Chespirito eram os nomes: Nhonho, Seu madruga (na realidade o original é Don Ramón), Seu Barriga, Quico e vários outros. Mas uma caracteristica marcante era o CH. Vários de seus personagens começavam com CH: Chaves, Chapolin, Chompiras, Chapatín… Parece que o uso dessas iniciais eram devidos os palavrões usados na época, mas eu não acredito muito nisso. Minha opinião é a de que ele usava isso porque eram as iniciais do apelido dele, Chespirito, que era muito marcante.

Nome dos personagens de Chaves em espanhol

Chaves – Chavo

Chiquinha – La Chilindrina (Maria Antonieta de las Nieves)

Dona Neves – Doña Nieves (Maria Antonieta de las Nieves)

Seu Madruga – Don Ramón (Ramón Valdés)

Seu Barriga – Señor Barriga (Edgar Vivar)

Quico – Quico (Carlos Villagrán)

Dona Florinda – Doña Florinda (Florinda Meza)

Dona Clotilde – Doña Clotilde (Angelines Fernándes)

Bruxa do 71 – Bruja del 71(Angelines Fernándes)

Professor Girafales – Profesor Jirafales (Rubén Aguirre)

Jaiminho – Jaimito (Raúl Padilla)

Godines – Godinez (Horácio Bolaños)

Popis – Popis (Florinda Meza)

Pati – Pati (foi interpretada por quatro atrizes: a primeira, da versão de 1972, Interpretada por Angel Roldán. A segunda foi Rosita Bouchot (1975). Já a terceira e mais conhecida no Brasil foi Ana Lilian de la Macorra (de 1978 a 1979). A quarta versão foi interpretada por Veronica Fernández (nome artístico Patty Strevel) enteada da atriz María Antonieta de Las Nieves.)

Programas do Chespirito

Aqui algumas das séries principais criadas por Chespirito:

  • Chaves (El Chavo del Ocho)
  • Chapolin (El Chapulin Colorado)
  • Doutor Chapatin (Doctor Chapatin)
  • Chompiras (Los Caquitos)
  • Pancada Bonaparte (Los Chifladitos)
  • O Gordo e o Magro (El Gordo y el Flaco)
  • Dom Caveira (Don Calavera)

Episódios Perdidos de Chaves

Na verdade são episódios refilmados, com finais diferentes ou com participações diferentes. O SBT já exibiu alguns, mas dizem que eles ainda tem muito material lá…

Assista aqui um desses episódios perdidos:


Nós da Espanhol Sem Fronteiras queremos deixar registrada toda nossa admiração e respeito por esse artista brilhante, que encheu nossos dias com risadas inocentes e lições de moral capazes de fomentar um crescimento saudável. Ele provou e continua provando que o humor é um meio de comunicação sem necessidade de apelo para que seja engraçado e divertido.

Viva Roberto Bolaños! Viva Chespirito!


Se você também é fã de Chaves não pode perder esse artigo, lá tem um episódio perdido de chaves incrível!

E pra quem realmente quer aprender espanhol, entre aqui e veja tudo sobre verbos irregulares!

Se você tá em dúvida se quer ou não aprender espanhol, dá uma lidinha aqui! 🙂

 

Comentários

comentário

Comentários

comentário