¡Feliz navidad! O natal em países hispanos

Tradição de Natal em países hispânicos
O que você vai ler:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Natal em países hispanos

O Natal com Mafalda

No geral as comemorações de natal em países hispanos são parecidas com as comemorações aqui no Brasil. Ruas e casas enfeitadas, família reunidas, troca presentes e a ceia de natal (melhoooor parte). Nesse artigo vamos conhecer algumas tradições de natal em países hispanos.

Assim como no Brasil não existe natal sem especial do Roberto Carlos (Dios mio!), em alguns países hispanos também existem tradições bastante peculiares. Vamos à lista!

1 – Espanha – Reys Magos

Você sabia que na Espanha não é o papai noel quem geralmente  traz os presentes?wat

Pois é, lá os responsáveis por presentear, segundo a tradição, são os reis magos

É claro que com a globalização algumas pessoas passaram a presentear na noite de natal, porém a tradição que prevalece é a de dar presentes somente no dia 6 de janeiro, dia dos reyes magos, segundo a tradição eles é quem trazem os presentes assim como levaram para o menino Jesus.   

Lá existem outros personagens natalinos, e eles são muito mais conhecidos do que o bom velhinho de roupa vermelha e um trenó cheio de presentes (bom, pelo menos para o pessoal que tem lá suas duas décadas de vida isso é verdade absoluta). Aqui temos alguns, confiram aí.

Grupo de estudos gratuito no WHATSAPP!

Entre para o nosso grupo e tenha o meu auxílio pessoal nos seus estudos de espanhol! clique no botão pra participar do grupo de estudos 100% gratuito!

O Apalpador:

O Apalpador - Natal na Galícia

Esse personagem tem origem e fama construída na região da Galícia. Das tradições de natal em países hispanos esse é o que eu acho mais divertido. Essa figura barbada desce das montanhas com o objetivo de verificar se as crianças comeram bem durante o ano. Ele deixa castanhas para as crianças que não passarem no teste da apalpada na barriga. Hoje em dia ele também deixa presentes.

Caga tío:

Caga tío - Natal na cataluña

Isso mesmo que você está vendo! Um tronco é o responsável pela alegria das crianças da Cataluña. O tronquinho chega cedo por lá, por volta do dia 8 de dezembro ele já tá nas casas do pessoal, e ele não fica jogado na casa não, ele é muito bem tratado! Ele recebe alimentos e cuidados de todos da casa. Mas a mordomia acaba no dia 25. Nesse dia as crianças cantam e batem no tronco com o objetivo de fazê-lo cagar doces e presentes. Um meio um tanto diferente de conseguir mimos, mas tá valendo né! jejeje

Caganer ou Cagón

Caganer ou Cagón - Natal em Valênvia

Esse personagem é famoso na Espanha nas regiões da Catalunha, Valência, Ilhas canárias e Múrcia, e em algumas partes de Portugal. O personagem tem origem no movimento do barroco, e sua função me é desconhecida, acredito que seja apenas como uma brincadeira. Antigamente ele era apenas um dos bonecos do presépio, ficava geralmente atrás de arvores e moitas. Hoje em dia existem versões de políticos e personalidades como forma caricaturada de crítica.

Esteru

Esteru - Natal na Espanha

O Esteru é um lenhador comum, trabalhador que não cessa suas atividades com exceção na data natalina. Ele está sempre acompanhado pelo seu burro, usando sua boina e machado nesse evento da entrega dos presentes. Uma particularidade é que os presentes entregues foram feitos por ele mesmo. É quase uma versão humilde do famoso papai noel. Ele é uma figura muito famosa por lá, significando também bondade. Leia mais sobre ele clicando aqui.

 Angulero

Angulero - Tradição de natal na Espanha

Esse sim, aqui temos um primo distante do papai noel. Esse homem bondoso vindo do mar dos Sargaços traz presentes para as crianças de Astúrias. De todas as tradições de natal em países hispanos essa é a que menos temos informações, se você conhece algo sobre ele, deixa nos comentários! 🙂

Olentzero

Olentzero - Natal no País Vasco

Esse carvoeiro simpático leva os presentes de natal para as crianças do País Vasco e Navarra. Em cidades mais tradicionais é possível ver sua figura espalhada para anunciar a chegada dessa data tão especial. Sua origem não é certa, mas as lendas dizem que ele representa o solstício de inverno. A tradição era de atear fogo no boneco para simbolizar abertura de tempos fartos com a chegada do ano novo. Ainda pode-se presenciar a tradição da queima do boneco, porém com um novo significado: O nascimento de Jesus. Conheça mais sobre ele clicando aqui.

Manual de viagem obrigatório! Aqui você vai poder se preparar pra uma viagem tranquila e falar espanhol com os gringos!

2 – México: Piñata de Navidad

Você já deve ter visto em algum filme a seguinte cena; um burrinho pendurado que as crianças batem com uma vara e varias balinhas caem. Lembrou? (não? cinema mexicano tá franco ein :/ )

Então, esse também é um ritual que os mexicanos costumam fazer no natal, mas é claro que com um significado totalmente diferente. Aqui temos mais uma tradição de natal em países hispanos bastante curiosa. 

Tradição colonial que tem sua origem na China, as piñatas de navidad não podem faltar no natal mexicano. A piñata (ou pichorra) mais tradicional deve ter o formato de uma estrela com sete pontas que representam os setes pecados capitais. Segundo a tradição, as pessoas com os olhos vendados representam a fé batem com uma vara na piñata, que representa o pecado, simbolizando sua derrota.

Falou em México lembrou …. Chavito!! Siiim, pra você que viu chaves sua vida inteira, achamos três episódios de natal do chaves! (já escuto minha mãe dizendo: Não cansa de ver chaves? tudo repetido!). Esses episódios que estão aqui abaixo retratam alguns costumes do natal no méxico, dois deles mostram a ceia de natal e toda a simbologia da data, o outro mostra uma brincadeira muito comum no país da pimenta, que é o de quebrar a pichorra. Assiste ai 🙂

Ano novo na casa do Senhor Madruga

A Pichorra

Natal na casa do Sr Barriga:

3 – Colômbia e Venezuela – Niño Jesús

Nesses países não são os  reis magos e muito menos o papai noel quem trás os presentes de natal, esse é o trabalho do Niño Dios o Niño Jesús.


Segredos sobre como aprender espanhol 10x mais rápido!

Essas tradições são diferentes, não é mesmo? Não conhecemos todas as tradições de natal em países hispanos, se você conhece alguma tradição natalina interessante de países hispanos (ou de qualquer país) que você ache legal, deixa nos comentários! ^^

Não deixe de conferir também nossos outros posts, vou deixar aqui uma listinha com postagens que mostram bem de perto a cultura dos nossos amigos latinos.

Conheça a história completa do Chaves

Conhecendo o dia de reis em países hispânicos

Ano novo para os latinos

Música em espanhol

Conheça Frida Kahlo

Espanhol Sem Fronteiras, aprenda espanhol com a gente!

CURTA NOSSAS PÁGINAS!

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), estuda idiomas há mais de 15 anos.

Grupo de estudos

Entre para o nosso grupo e tenha o meu auxílio pessoal nos seus estudos de espanhol! clique no botão pra participar do grupo de estudos 100% gratuito!

Artigos relacionados

Números em espanhol
Aprender Espanhol

Os números em espanhol

Importância de aprender os números em espanhol Antes de tudo, você deve estar se perguntando pra quê perder tempo criando

Ler Mais »

Comentários

Comentários

comentário

Cookies espanhol sem fronteiras

Controle Sua Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar a navegação no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas e  termos de uso