Curiosidades sobre a Espanha

Olá pessoal, hoje vamos saber um pouco mais sobre esse pais maravilhoso, a Espanha. Todos sabemos que o nosso queridíssimo idioma nasceu na Espanha. Quer saber mais sobre a origem da língua espanhol? Leia sobre isso aqui.

Bem, então vamos ao que nos interessa, descobrir as curiosidades que esse país tem para nos revelar.

1. Nem só de língua espanhola vive a Espanha

 

mapa de línguas na espanha

Você deve estar pensando “Ah! Em todos os países existem pessoas que falam vários idiomas” mas calma ai, não é isso que estou querendo dizer. Acontece que na Espanha além do espanhol existem quatro línguas cooficiais e que são muito importantes. Más o que é uma língua co oficial???  Explicando de uma maneira mais fácil, língua cooficial é uma segunda língua falada no mesmo país que já tem uma primeira língua oficialmente reconhecida. No caso da Espanha o espanhol é a língua oficial e há no país quatro línguas cooficiais que são o basco (euskera), o catalão, o valenciano e o galego. Cada uma dessas línguas são faladas em diferentes regiões do país, geralmente os habitantes de tais áreas preferem falar o idioma co oficial para manter viva a cultura e também por motivos políticos.

2. Corridas de Touros

 

corrida de touros na espanha

Corrida de touros? o certo não é touradas?” e eu te digo, experimente falar touradas perto de um espanhol e verá a cara que ele irá olhar para você, não será das melhores (já presenciei uma situação dessa, e acredite, não foi legal rsrs). As corridas de touro realmente são um símbolo da cultura espanhola, vocês já devem ter ouvido falar ou visto algo sobre o assunto. Durante muitos anos as corridas de touros foram muito famosas e continuam sendo até hoje porém, esse espetáculo vem perdendo espaço principalmente por causa dos vários protestos de ativistas que são contra o tipo de tratamento que os touros recebem, há quem ame e acha um espetáculo maravilhoso e quem odeie e defenda o fim. Se você estiver na Espanha e quiser dar uma olhada nas corridas de touros você pode comprar suas entradas por esse link aqui ou por esse aqui.

3. Pão como acompanhamento

pão como acompanhamento na espanha

Quem já viajou para a Espanha e visitou restaurantes deve ter percebido esse detalhe. Praticamente todos os restaurantes servem pão como acompanhamento nas refeições (Como assim pão antes da comida?!) Não sei vocês, mas se eu comer pão antes da refeição meu apetite vai por água a baixo, talvez eu tenha exagerado, afinal quem é que nunca comeu pão com sopa. Costumes não se discute não é mesmo, com certeza deve ter um monte de gente que adora esse.

4. Dia de Reyes

reis magos

O Dia de Reis é um dos feriados mais importantes da Espanha, comemorado no dia 06 de janeiro é uma data muito especial e esperada por todos. Nesse dia todo o território espanhol está em festa. São várias as tradições que ocorrem nesse dia. Para quem não está muito por dentro do assunto e está se perguntando “quem são esses reis e porque eles são tão especiais e aplaudidos” vou aclarar para vocês, estou falando dos três reis magos, aqueles que seguiram a estrela guia e chegaram ao local que havia nascido o menino Jesus. Já sabem de quem estou falando né? Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma lidinha no nosso artigo sobre os reis e de quebra saiba como ganhar uns presentes a mais por ano 😉

5. O Flamenco

Opt In Image
Espanhol para viajantes!
eBook GRÁTIS!

Nesse eBook você vai conhecer 7 dicas pra te ajudar a falar espanhol nas suas viagens.

E receba um BÔNUS EXCLUSIVO para estudar espanhol no exterior!

Baixe agora o e-book que vai te ajudar a falar espanhol em qualquer país da América Latina!

 

flamenco

 

Misture musica, canto e dança com lindas roupas e castanholas, sabe qual é o resultado? Flamenco, um dos símbolos da cultura espanhola. Assim como a gente pensa em tango quando se fala em Argentina, não tem como pensar em flamenco e não lembrar da Espanha. Originário da região de Andaluzia, no sul da Espanha, o flamenco nasceu da mistura de influencias ciganas, judias, árabes e castelhanas, resultado dos vários povos que passaram pela Península Ibérica (território que hoje é a Espanha). O flamenco é uma verdadeira demonstração da histórias dos povos que influenciaram na formação do país.

6. 1492

O ano 1492 foi muito importante para o país, os eventos ocorridos neste anos foram decisivos e mudaram a história da Espanha. Foi um ano de muitas conquistas para o reinado dos reis católicos, vale a pena você pesquisar sobre os fatos histórico. Separei três fatos específicos fizeram com que esse ano se tornasse especial: a conquista de granada que era o ultimo território dominado por muçulmanos resultando no fim da reconquista da Peninsular pelos reis católicos,   Cristóvão Colombo sai com a expedição que resultaria no “descobrimento” e a publicação da primeira Gramatica Castelhana por de Antonio de Nebrija. Eu sei que é difícil entender a história assim por alto mas creio que deu para capitar os eventos ocorridos e deduzir a importância deles.

7. Azeite de Oliva

azeite de oliva

A Espanha é uma grande produtora de azeites, se estima que aproximadamente 44% de todo o azeite de oliva consumido no mundo é produzido na Espanha. O azeite é o mais importante produto de exportação agroindustrial espanhol. Por ano o país chega a produzir cerca de 800.000 toneladas de azeite de oliva. Andaluzia, que fica no sul da Espanha, é a maior região de cultivo de oliveiras no mundo. Quando o assunto é azeite de oliva não tem pra ninguém, a Espanha é a grande campeã, por isso os azeites espanhóis são tão famosos.

8. Colônias na América

descobrimento da america

Seguramente vocês deve estar careca de saber que Cristóvão Colombo pegou seus barquinhos convidou alguns amigos e se aventurou numa viagem que resultou no descobrimento da América. A maior parte da América foi colonizada por espanhóis e é por isso que grande parte de nossos vizinhos americanos tem o espanhol como língua oficial. Mas vocês sabiam que eles também colonizaram territórios que hoje em dia pertencem aos Estados Unidos? Pois é,  locais onde hoje em dia é a Califórnia, o Texas, Nevada, Novo México e Utah já foram colonia espanhola, esses espanhóis queriam tudo só para eles.

11. Olimpíadas e Copa do Mundo

A Espanha já sediou uma Olimpíada e uma Copa do Mundo. A olimpíada ocorreu no ano de 1992, em Barcelona. Um dos momentos mais marcante foi a cerimonia de abertura, muito elogiada até hoje. Para mim, um momento que vale destaque foi o lindo e memorável dueto virtual de Freddie Mercury e a cantora lírica Monstserrat Caballé.

Já a Copa do Mundo ocorreu em 1982. Os jogos aconteceram em 14 cidades da Espanha, fazendo com que os jogos se espalhassem por todo o território do país. A final foi disputada no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, entre Itália e Alemanha, a campeão foi a Itália.

12. Monarquia Espanhola

família real espanhola

O sistema de governo adotado pela Espanha é a monarquia parlamentarista logo, na Espanha temos a Família Real. O atual rei é o Filipe VI, ele assumiu o cargo em 2014 após sei pai o rei Juan Carlos I ter abdicado ao cargo. O rei Filipe VI é casado com a rainha consorte Letícia da Espanha, ele tem duas filhas, a princesa de Astúrias Leonor e a infanta Sofia.


Esses são alguns fatos curiosos, você já conhecia? Gostou de saber? Tem algum fato curioso que você saber e eu não citei, conte pra gente. Deixe seu comentário!

Curta nossa página no facebook!

 

 

Comentários

comentário

Comentários

comentário