Feliz ano novo!

Feliz ano novo!

Ano novo, vida nova, sonhos novos e por que não idioma novo?

vou aprender espanhol

Todo fim de ano é a mesma coisa, a esperança se renova em nós. É como se do dia trinta e um para o dia primeiro fosse uma passagem secreta que nos faz acreditar em dias melhores e em novas possibilidades. Comprar um carro, uma casa, emagrecer, trabalhar menos, viajar mais, dedicar mais tempo a família… Agora se o seu desejo é aprender ou aperfeiçoar seu espanhol, eis que te trago uma boa nova: nós da Espanhol Sem Fronteiras temos como objetivo te ajudar nessa jornada, queremos que você aprenda de forma simples, divertida e cativante. Queremos compartilhar com vocês o amor que temos por essa língua.

Deixemos a melancolia que nos assola nessa época do ano e vamos ao que nos interessa (chega te textão de fim de ano), aprender sobre a cultura dos povos que falam espanhol.

Tradições para ter um feliz ano novo em países hispânicos

A mudança de ano sempre vem cheia de superstições, aqui no Brasil costumamos pular as sete ondas, usar cores especificas de roupas para atrair paz, amor, dinheiro e etc (não custa nada tentar, vai que dá certo).

all right

Mundo afora não é diferente, cada qual tem sua tradição de passagem de ano. Escolhemos falar de uma tradição espanhola e que se estendeu vários países latino-americanos como México, Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, Colômbia e Costa Rica: A tradição de Las Doce Uvas.

Segundo a tradição na passagem de ano se deve comer doze uvas, uma de cada vez nos doze segundos de transição do ano velho para o ano novo para se ter um ano cheio de prosperidade e sorte.

Na Espanha essa tradição é muito forte, muitas pessoas se reúnem em praças para esperar a hora de comer as uvas, o ponto principal de encontro é na Puerta del Sol, uma praça localizada em Madri.

O ato é transmitido pelas emissoras de rádio e tv para que as pessoas que estão em casa e em outros lugares possam acompanhar e comerem as uvas ao ritmo das doze badaladas do sino localizado na torre do edifício Casa de Correos, as doze badalas representam os doze meses do ano.

Depois todos comemoram, vira uma grande festa.

A série Aquí no hay quien viva, retratou de forma humorada um pouco dessa tradição.

Episódio completo para quem se interessar:

Como podemos notar no vídeo, essa tradição como tantas outras, se tornou um negócio para os comerciantes. Porém não deixou de ser um lindo espetáculo que simboliza renovação.

A tradição também virou inspiração para o poeta venezuelano  Andres Eloy Blanco, como podemos ver na poesia Las uvas del tiempo. O poema nostálgico foi escrito em 1934, pouco depois dele sair da prisão por participar de manifestações contra o regime ditatorial da Venezuela. Por esses e outros motivos o texto é carregado de melancolia, já que fazem alusão ao tempo em que esteve preso.

 Aquí es de la tradición que en esta noche,

cuando el reloj anuncia que el Año Nuevo llega,

todos los hombres coman, al compas de las horas,

las doce uvas de la Noche Vieja.

 

Gostou dos vídeos? O que achou da tradição? E sobre o idioma? Sentiu dificuldade em entender as falas? Caso tenha sentido alguma dificuldade, deixe seu email aqui, queremos te dar todas as ferramentas para que você domine a língua! Essa é nossa forma de te desejar um feliz ano novo. 🙂

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

É claro que se despedir um de um ano tem seu lado nostálgico, mas não vamos focar nessa parte, afinal, precisamos mesmo de um feliz ano novo! Que possamos guardar os momentos bons e desejar que eles se multipliquem no ano que se inicia.

E você, tem alguma tradição de ano novo? Deixe um comentário contado as experiencias de ano novo mais legais que você já viveu ou ouviu falar. Curta nossa página e comente por lá também!

¡¡Feliz año nuevo!! 


Se você ama o mundo da língua espanhola eu tenho uns artigos super legais também (e alguns com episódio perdido de chaves).

Conhecendo a cultura do dia de reis nos países hispânicos

Viajando para Argentina

Viajando para Espanha

Conheça Frida Kahlo

Conheça a história completa do Chaves

Leia nosso blog, mande perguntas e sugestões, não se esqueça de curtir nossa página no facebook!

Espanhol sem Fronteiras, venha estudar espanhol com a gente!

Autora: Aurelia

Comentários

comentário

Comentários

comentário