Mafalda – Tirinhas e história

Você pode até não saber muita coisa sobre ela, más eu arrisco a dizer que já deve ter visto ela alguma vez da na sua vida seja na internet, em revistas, jornais e até mesmo nos livros didáticos. E os que já a conhecem devem cativar um carinho por ela. Mafalda é o nome dela, preparados para conhecer um pouco mais sobre essa estrela das tirinhas.

mafalda - espanhol sem fronteiras

História de Mafalda – Como surgiu?

Mafalda ganhou vida nos cartoons em 1964 pelas mãos do talentoso cartonista Joaquín Salvador Lavado mais conhecido como Quino,  que a criou para uma campanha publicitaria porém como a campanha acabou não acontecendo a personagem foi utilizada na revista “Primeira Plana”, após um tempo as tiras passaram a ser publicadas no jornal “El Mundo” e por fim, suas ultimas publicações foram no semanário “Siete Días Illustrados” no ano de 1973.  Após essa data Quino só voltou a publicar para uma campanha da Unicef, sobre a “Declaração dos Direitos da Criança”.

Apesar do pouco tempo que esteve em publicação contínua, o sucesso da garotinha foi tanto que até os dias atuais as tiras da Mafalda são admiradas, publicadas e compartilhadas (aposto que você ou algum amigo seu já compartilhou alguma tinha no face!).

Malfada não tinha papas na língua, esperta como era, não fugia dos assuntos polêmicos, alias, esses eram seu assunto preferido, em tudo ela dava seus pitacos, nada escapava da sua visão critica do mundo e de seu inconformismo.

tirinha mafalda governos ruinsgif

Com seu jeito rebelde e suas perguntas impertinentes Mafalda ganhou a admiração de seus leitores não só na América como também na Europa (mais famosa que muito ídolo teen).

Se tem uma coisa que nossa chica não gosta de jeito nenhum é de sopa (eu também não!), e não é que a bendita aparece em varias tirinhas, pobre Mafalda, sempre tendo que comer o que não gosta.

tirinha mafalda odeio sopa

Mas é claro que ela não estava sozinha, tinha uma turminha que a acompanhava em suas indagações sobre o mundo.

personagens da mafalda - espanhol sem fronteiras

Os pais de Mafalda Pelicarpo (papá) e Raquel (mamá) aparecem nas tiras desde o primeiro ano de criação (1964), os demais personagens foram sendo criados por Quino ao longo dos anos. Após alguns anos Mafalda ganha um irmãozinho (1968), assim como ela Guille é um garotinho muito esperto. A família de Mafalda representa uma tipica família de classe media, seu pai coitado trabalha como um condenado. Sua mãe não tem tempo para nada, sempre está ocupada com as tarefas do lar.

tirinha mafalda critica

Personagens das tiras de Mafalda

Opt In Image
Espanhol para viajantes!
eBook GRÁTIS!

Nesse eBook você vai conhecer 7 dicas pra te ajudar a falar espanhol nas suas viagens.

E receba um BÔNUS EXCLUSIVO para estudar espanhol no exterior!

Baixe agora o e-book que vai te ajudar a falar espanhol em qualquer país da América Latina!

Mafalda também ganhou amigos, cada qual com uma personalidade diferente mas todos com igual importância.

Filipe: não gosta muito de ir a escola, ele é um menino sonhador que sofre com o peso na consciência por seus atos.

Tirinha mafalda

Susanita: é uma garota que sonha em casar com um marido rico, ter vários filhos, viver no shopping fazendo compras e tomar chá no fim de tarde com as amigas peruas.

mafalda e susanita

Miguelito: menino de bom coração que não entende muito bem o que Mafalda fala. Vive com a cabeça no mundo da lua.

mafalda e miguelito no mundo da lua

 Manolito: esse só pensa em negócios e dinheiro pois seu pai tem um comercio, só tira nota baixa na escola menos em matemática, essa ele aprendeu direitinho para tratar dos lucros dos negócios e ainda por cima rola boatos de que ele não gosta dos Beatles.

mafalda e manolito espanhol sem fronteiras

Libertad: pequenita menina que aprecia as coisas boas e simples da vida. (com esse nome não precisa falar muita coisa do personagem)

mafalda e libertad - espanhol sem fronteiras

Repercussão mundial

Assim como era de se esperar dessa pequena garota prodígio, atualmente ela é muito famosa nas redes sociais, são varias as paginas que contém suas tirinhas e elas são compartilhadas por milhares de pessoas.  Vou deixar aqui o Facebook oficial para os interessados, vale muito a pena dar uma olhadinha pessoal, é uma forma divertida de ler em espanhol, certeza que você aprenderá bastante.

Para vocês terem uma ideia do sucesso que as tirinhas da Mafalda fizerem vou contar um fato. Em 1966 foi lançado o primeiro livro de tirinhas da Mafalda que reunia as tiras já publicadas em jornais, a edição esgotou em menos de 12 dias, um verdadeiro best – seller.

Mafalda e sua turma foram parar na telinha, em 1971 uma produtora produziu episódios sobre as historias da pequena notável para a TV. Ao todo foram produzidos 260 episodios com cerca de um minuto e meio cada um.

E vocês não vão acreditar, de tão famosa Mafalda ganhou um filme para chamar de seu. Ela saiu das histórias em quadrinhos para o cinema.

Aqui vocês podem assistir ao filme e de quebra praticar espanhol. O áudio está em espanhol e as legendas em português.

Imaginem a Mafalda junto com a nossa querida Monica. Em 2015 como comemoração aos 50 anos da criação da Mafalda (que foi em 2014) Mauricio de Sousa desenhou Mônica entregando seu companheiro inseparável, o  coelho Sasão,  para Mafalda. Mauricio viajou até Buenos Aires e se encontrou com Quino para entregar o quadro com a ilustração. Dois ícones juntos, muito legal!!!

mafalda e mônica

Caso tenha gostado da Mafalda e tenha a pretensão de viajar a Buenos Aires você pode dar uma passadinha na Plaza Mafalda e tirar uma “fotinha” com a estatua da Mafaldita, a praça foi inaugurada em 1994 e fica no bairro Colegiales, é um sucesso entre os turistas.


Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre a garotinha mais politizada dos quadrinhos. Eu sou suspeita para falar pois adoro ela e sua turma, me divirto e aprendo muito lendo suas historietas.

Ficou com duvidas sobre os diálogos das tiras??  Tire suas duvidas conosco, deixe um comentário ou mande sua pergunta na nossa página no facebook!

Ficou com vontade de ir para Buenos Aires para conhecer a Plaza Mafalda? Da uma lidinha no post que fizemos sobre pontos turísticos da capital da Argentina. É uma cidade encantadora. Se você adora viajar não pode perder nossos artigos sobre Madrid e Barcelona.

Comentários

comentário

Comentários

comentário