Histórias em quadrinhos em Espanhol

Olá pessoal, no post de hoje resolvi compartilhar com vocês algumas indicações sobre Histórias em quadrinhos em espanhol (afinal quem não gosta ler quadrinhos não é mesmo??).

E vocês sabem porque eu escolhi esse tema??? Não foi por acaso, teve um motivo

Os primeiros livros que eu li na minha infância foram os tradicionais contos infantis que as professoras leem para a gente na escola ou nossos pais antes de dormir (acredito que com vocês também tenha acontecido o mesmo processo).

Então, apesar de gostar bastante dos contos infantis as primeiras leituras que eu fiz sozinha foi dos famosos gibis da Turma da Mônica. As histórias em quadrinhos foram muito importantes no meu processo de alfabetização.

Aprender um novo idioma não deixa de ser um processo de alfabetização, por isso creio que seja muito útil conhecer e ler as histórias em quadrinhos em espanhol como forma de complementar o aprendizado.

Como vocês sabem nós da Espanhol Sem Fronteiras sempre buscamos conteúdos para que nossos seguidores e alunos possam aprender de forma diferente da convencional. Nada mais justo do que apresentar materiais que ajudarão vocês a aprender espanhol de forma mais interessante e divertida. Então vamos logo aprender um pouco sobre as histórias em quadrinhos em espanhol.

Mafalda

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Para começar lhes apresento aquela que, creio eu, é a mais famosa e conhecida quando o assunto é histórias em quadrinhos em espanhol.

É dela mesmo que eu estou falando, da chica argentina mas famosa que eu conheço. A queria  e admirada Mafalda. Sem duvida nenhuma não se pode falar em histórias em quadrinhos em espanhol sem citar Mafalda.

historia em quadrinho mafalda em espanhol

 

Quem deras eu ter o senso critico e politico dessa garotinha. Desde os tempos que eu estudava no primário e lia seus quadrinhos que sempre estavam presente nos livros didáticos que eu a admiro, confesso que nesse tempo eu não entendia muito bem as coisas que ela dizia, meu interesse era mais pela figura dela, seu cabelo sempre me chamou atenção (ela é muito linda né gente!).

tiras mafalda en español

Mafalda foi criada pelo cartunista argentino Quino. A garotinha de personalidade forte se preocupa com o mundo em que vive, com  a paz e a humanidade. Em suas tirinhas ela faz duras criticas políticas.

As tirinhas da Mafalda foram vinculadas de 1964 até  1973, porém até hoje faz muito sucesso em varias partes do mundo. Suas tirinhas no ficaram restritas apenas a Argentina.

Dica esperta para para os leitores da Mafalda: Prestem atenção nos uso do voseo.

mafalda voseo

Como não amar alguém que é fã dos Beatles!!!! <3

Se você gosta da Mafalda não pode deixar de conferir o post que fizemos inteirinho dedicado a ela por isso não me estenderei muito sobre ela, não deixe de ler o post Click AQUI.

Condorito

Da Argentina vamos dar um pulinho no Chile para conhecer o personagem das histórias em quadrinhos em espanhol mais famoso do Chi Chi Chi le le le Chile. Condorito é o nome dele.

O Condorito é criação de René Ríos Boettiger, mas conhecido como Pepo. A primeira tirinha foi publicada em 1949 (na revista Okey) e continua sendo publicado até hoje (para vocês terem ideia do sucesso).

condolito

O objetivo de Pepo era criar uma figura que representasse seu país. O pássaro condor foi escolhido porque além de ser uma ave facilmente encontrado nas Cordilheiras dos Andes também aparece no escudo do chile.

historieta_condorito

Condorito passou por muitas mudanças desde sua primeira publicação até os dias atuais, porém nunca deixou de ser cômico.

condolito espanhol

Uma curiosidade é que os quadrinhos quase sempre acabam com alguém caindo para trás com um “¡Plop!” ou com a seguinte frase “¡Exijo una explicación!”.

Elpidio Valdés

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Já em Cuba o nosso personagem protagonista das histórias em quadrinho em espanhol é o Elpidio Valdés. Foi criado pelo cineasta e desenhista Juan Padrón em 1970.

elpidio

Elpidio é um coronel mambí (mambí era o nome dado aos guerrilheiros que lutaram na guerra de independência de Cuba) que luta pela liberação de Cube contra o colonialismo espanhol. A frente de sua tropa formada por camponeses e escravos eles lutam pela independência de seu país (olha que bacana, mais do que uma simples leitura vocês também poderão aprender um pouco sobre o processo de independência cubana).

elpidio valdes

Lendo as histórias em quadrinhos do Elpidio Valdés vocês poderão conhecer sua história de vida passo a passo. Vale muito a pena ler, tem uma carga cultural sobre esse período da história cubana muito significante. Tá ai uma forma legal de aprender espanhol e de quebra estudar história.

 

O herói nacional não existe apenas nas historias em quadrinhos, além de virá filme também virou curta-metragem (além de ler vocês poderão assistir).

Turey El Taíno

Em Porto Rico temos as histórias em quadrinhos em espanhol Turey El Taíno. Criado por Ricardo Álverez Rivón e publicado entre os anos de 1989 até 1995, as tirinhas Turey el Taíno rodaram o mundo sendo impressas em jornais.

historias em quadrinhos em espanhol

Para entender a importância dessa histórias em quadrinhos antes é preciso saber quem foram os tainos.

Bom, os taínos eram os índios que habitavam o território puetorriqueño antes da chegada dos espanhóis. Estão vendo só como ler histórias em quadrinhos em espanhol vai muito além de mera diversão.

quadrinhos em espanhol

Lendo os quadrinhos Terey el taíno más do que aprender espanhol se divertindo você também poderá aprender sobre um pouco sobre os costumes dos taínos, vocabulário e alguns conflitos da época. Não vamos perder essa oportunidade!

Turey

Uma curiosidade: Turey o nome o índio protagonista das histórias em quadrinhos significa “cielo” (céu em espanhol)  na língua taína, idioma dos índios taínos.

Memín Pinguín

Menín Pinguín é o personagem central das histórias em quadrinhos em espanhol criada pela Yolanda Vargas Dulché. Após alguns anos do seu lançamento, que foi no ano de 1943,  as aventuras de Memín Pinguín se tornaram um ícone dos quadrinhos mexicanos.

memín

Mas porque Memín Pinguén ficou tão famoso e admirado???? Pera que já te respondo esse questionamento.

Memín é um chico (menino) muitíssimo simpático, muito sincero, as vezes malicioso e um pouco malandro (como todos nós é um personagem com qualidades e defeitos). Apesar das peripécias que ele faz juntamente com seus amigos Ernestillo (Ernesto), Carlangas (Carlos) e Ricardo, o que sobressai nas histórias em quadrinhos são os valores de amizade e familiar.

quadrinhos em espanhol

Os quadrinhos de Memín Pinguén são otimos para aprender a linguagem mexicana. Recomendo que vocês leiam e tentem descobrir quais são as particularidades dessa variação do espanhol, eu amo estudar as peculiaridades do espanhol mexicano. Mas cuidado viu!!!! Como os quadrinho foram escritos já faz muito tempo certas expressões já não são mais usadas.

 merlín pinguím

Gaturro

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Eu particularmente já amo gatos, aprender espanhol com um gatinho “fofo” então é melhor ainda. Não é do Garfield que estou falando, eis que lhes apresento o segunda gato mais famosos das histórias em quadrinhos em espanhol, o Gaturro.

gaturro espanhol sem fronteiras

Gaturro criado em 1993 pelo humorista Cristian Dzwonik, mais conhecido como Nik. Gaturro é o personagem principal de uma serie de histórias em quadrinhos argentino. Varios livros já foram lançados.

Diferente dos quadrinhos apresentados acima, os quadrinhos do Gaturro são mais pop e não trazem assuntos relevantes como política ou assuntos relacionados a cultura do país.

gaturro

É uma leitura mais tranquila, ele basicamente fala sobre coisas do cotidiano de um gato. O ápice de suas aventuras é seu amor não correspondido pela Ágatha.

gaturro e agatha

Gaturro também virou filme! Deem uma olhada na atuação dele, digna de Oscar ajajajajaj Leornado Dicaprio que se cuide.

Quer saber um pouco mais sobre esse gatinhos?? Não deixe de visitar o seu site, lá vocês poderão ver suas tirinhas e otras cositas mas. E para conhecer ele melhor ainda te recomendo que leia a entrevista com o próprio Gaturro AQUI.

Mortadelo y Filemón

Criada pelo espanhol Francisco Ibáñez, os quadrinhos humorísticos Mortadelo y Filemón foram lançados no ano de 1958. Os dois são detetives, sendo que Filemón é o chefe da agencia de detetives e Mortadelo é o empregado. Os dois sempre estão juntos em suas aventuras.

mortadelo y filemon

Inicialmente os quadrinhos consistiam em contar a história de alguém que contratava os serviços da agencia, como é de se esperar de quadrinhos humorísticos, Mortadelo e Filemón tentavam desvendar os mistérios só que sempre fracassavam.

Mortadelo-Filemon-

Os coitados sofrem viu, sempre acontece algumas situações com eles como cair de lugares altos, serem esmagados por objetos ou explosões. Mas não precisam se preocuparem, eles sempre aparecem novinhos em folha nas próximas tirinhas.

firmin e filemom

Com o passar do tempo as histórias foram se modificando mas sem perder a identidade original. Super recomendo, realmente las historietas son muy graciosas.

Para os que quiserem saber um pouco mais podem visitar o site oficial Clicando Aqui.

Patoruzú

Sabe aqueles personagens coadjuvantes que acabam se destacando mais que o protagonistas?? Então, foi mais ou menos isso que aconteceu com o personagem da historias em quadrinhos em espanhol que eu vou apresentar para vocês agora.

Paturuzú é criação Dante Quinterno em 1928, sua primeira aparição foi como personagem secundário em uma tira. Não demorou muito e ele virou protagonista dos quadrinhos de Dante Quinterno.

4d35b00dec7dc

O personagem Paturuzú é um cacique, indio da Patagonia argentina. Conhecido como o ultimo dos tehuelches (povos que viviam na região da Patagônia). Nos primeiros quadrinhos, Paturuzu é representado como um índio bom e cheio de pepitas de ouro, sempre generoso, que chega Buenos Aires disposto a fazer o bem e a lutar contra a ganancia.

patoruzú

Suas características pessoais também são um ponto que chama atenção. O personagem carrega traços fortes, com habilidades sobre-humanas, veloz e um super olfato.  Sempre vestido com trajes tipicamente indígenas.

A última publicação dos quadrinhos foi em abril de 1977, desde então os quadrinhos continuam sendo reimpressos com algumas mudanças. Várias gerações acompanharam as aventuras do valente cacique. O super herói indígena fez e ainda faz muito sucesso.

-patoruzu

Assim como alguns personagens de histórias em quadrinhos em espanhol já citados acima, Paturuzu também carrega uma fonte histórica. Por ser um índio tehuelche, sua figura logo nos remete ao período pré-colonial.

Vocês sabiam que ele ganhou uma versão infantil??? Pois é meu povo, temos a versão for kids jajaja. Vamos conhecer um pouquinho sobre ele!!!

Patoruzito

Patoruzito também é criação de Dante Quinterno e sua primeira publicação foi no ano de 1945. A ideia era mesmo criar uma versão do Paturuzú para a criançada. Os quadrinhos contavam as aventuras do pequeno e sempre sorridente cacique Patoruzito.

historias em quadrinhos em espanhol

O indiozinho era muito inteligente, forte, valente e generoso. Seu companheiro de aventuras era seu amigo Isidorito. Basicamente Patoruzito tinha que lutar contra os vilões que sempre queriam roubar suas terras (mais ou menos como aconteceu quando os espanhóis chegaram a América).


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre as Histórias em quadrinhos em espanhol. Eu particularmente adoro, é uma leitura rápida e pratica. Não deixem de conferir os outros posts do blog, tenho certeza que você não irá se arrepender. E como já é de costume, não esqueça de deixar seu comentário e sugestão nos comentários.

Não deixe de conferir os outros post do blog Espanhol Sem Fronteiras. E não se esqueça de que todos as semanas nós postamos conteúdo novos, por isso, acompanhe nossas postagens. Fique por dentro!

Tem algum tema que você gostaria de saber um pouco mais porém nós ainda não escrevemos nenhum post sobre o assunto?? Deixe sua sugestão, ela será bem – vinda!

 

 

Comentários

comentário

Comentários

comentário