Modos Verbais em Espanhol

“Só uma perguntinha antes de ler esse artigo?” Você pode estar se perguntando… “Pra quê estudar modos verbais em espanhol?” Bom, a resposta é simples, entender os verbos em espanhol é parte fundamental para você que está estudando espanhol para prestar vestibular, mas também pra quem precisa de um segundo idioma no currículo, ou mesmo pra quem ama aprender novas línguas e quer apenas se comunicar. Estudar gramática é fundamental.

Não há saída, é preciso saber e dominar os verbos em qualquer idioma para poder estabelecer uma conexão com as pessoas que falam aquela língua. Não se desespere, eu tenho uma boa noticia pra você! Estudar verbos é cansativo, né? Pois é, a boa notícia é que eu descobri uma maneira muito fácil para passar por essa etapa! Se você acompanhar meu blog você vai estar entrando dentro da didática que eu tenho desenvolvido para o aprendizado do espanhol, e assim tenho certeza que vai aprender espanhol super rápido!

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Estamos falando de um assunto muito importante, os verbos em espanhol. (Se você ainda não leu nosso artigo que fala sobre verbos em espanhol, suas funções, pra quê servem, dá uma olhadinha nesse artigo aqui e depois continue lendo sobre modos verbais ^^ ). Esse assunto, como já disse, é uma das bases para o aprendizado de qualquer língua, portanto entender o máximo sobre isso vai deixar muito mais fácil a aplicação desse conteúdo.

Por exemplo, quando você entender o motivos de usarmos certa conjugação e não outra vai ser muito mais fácil falar sobre qualquer assunto, pois você já não vai precisar decorar conjugações inteiras. Falando em conjugações, é chato ficar decorando, não é mesmo? No meu método de ensino eu acredito que decorar é muito diferente de praticar, o que não vemos por aí nas escolas de idiomas. Eu falo isso porque fui ensinada a decorar mas nunca fui ensinada a praticar. Portanto, se você não tem tempo nem paciência para decorebas sem fim, vem comigo que vou facilitar sua vida ao máximo!

É exatamente por causa disso que eu falei no parágrafo acima que é tão importante entender os conceitos por trás da língua, pois uma vez que entendemos isso vamos pegar uma fluidez muito mais interessante do que se estivéssemos empurrando o idioma goela abaixo.

Estamos entendidos?

Mas, vamos ao que interessa…

Os modos verbais em espanhol

“O que são modos verbais em espanhol? Tem alguma diferença entre os modos verbais em espanhol?”

Olha, eu não sei vocês, mas eu aprendi conceitos como esse apenas quando fui estudar um idioma novo. Nós, falantes do português como língua materna, muitas vezes (e eu digo muitas querendo dizer 99% das vezes) falamos nosso idioma sem perceber as estruturas da nossa própria língua. Não quero dizer que isso seja ruim, é apenas um fato. Quando vamos estudar outros idiomas nós precisamos entender certas coisas que não tivemos necessidade para aprender nossa língua mãe. Por isso vou explicar alguns conceitos que podem coincidir com o nosso português. A minha dica é que você se concentre em compreender as estruturas que vou ensinar e tente aplicar ao que você sabe de português também. Dessa forma você vai ter um raciocínio mais esperto.

O que são os modos verbais em espanhol?

Podemos fazer uma breve análise da expressão modos verbais em espanhol. A palavra ‘modos’ é a chave, pois por ela podemos entender que existem (literalmente) vários modos de expressar os verbos em espanhol (ou em qualquer língua). A partir disso podemos nos aproximar do conceito que estamos buscando. Para simplificar, os modos verbais se referem a forma (maneira, modo, juízo) que a pessoa que está falando que dar para a ação, sentimento, estado, etc. Em outras palavras, os modos verbais em espanhol podem expressar diversas tonalidades diferentes para uma oração. “Que modos ou tonalidades são essas?” É o que vamos já já.

Os modos verbais em espanhol são divididos em 3: modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo. Temos ainda as formas nominais dos verbos, que são infinitivo, particípio e gerúndio. Entenderemos cada uma desses modos e formas em espanhol abaixo.

Modo indicativo em espanhol:

O modo indicativo é um dos modos verbais em espanhol que é mais usado. Geralmente a fala de um verbo conjugado em algum dos tempos pertencentes ao modo indicativo expressa ações reais, concretas, fatos objetivos e efetivos. Em outras palavras, acontecimentos (reais ou imaginários, mas sempre com um tom de certeza desses acontecimentos).

Os tempos verbais que pertencem ao modo indicativo em espanhol são:

Presente do indicativo em espanhol

O presente do indicativo em espanhol indica uma ação que ocorre no momento em que se fala. Entretanto essa é uma explicação muito rara para descrever um dos tempos verbais mais usados. Eu escrevi um artigo falando todos os detalhes desse tempo verbal, é só clicar aqui.

Exemplo: Estoy aquí. (Estou aqui)

Pretérito Perfeito do indicativo em espanhol

Esse tempo é usado para descrever uma ação que terminou há pouco tempo. É comum estar seguida de expressões temporais como ‘hoy’, ‘esta semana’ e etc.

Exemplo: Hoy he comido mucho. (Hoje comi muito)

Pretérito indefinido do indicativo em espanhol

Esse tempo verbal indica uma ação que aconteceu no passado e foi finalizada também no passado.

Exemplo: Amé pero no fui correspondida. (Amei mas não fui correspondida)

Pretérito Imperfcto do indicativo em espanhol

O pretérito imperfeito em espanhol expressa uma ação que aconteceu no passado mas não deixa claro que foi finalizada ou não.

Exemplo: Él viajaba cuando era jóven. (Ele viajava muito quando era jovem)

Pretérito Pluscuamperfecto do indicativo em espanhol

Esse tempo verbal indica uma ação ocorrida no passado que aconteceu antes de outra ação que também aconteceu no passado.

Exemplo: Mi madre ya había comido cuando yo llegué. (Minha mãe ja havia comido quando eu cheguei)

Futuro Simple do indicativo em espanhol

O futuro simples é como o próprio nome diz, uma expressa simplesmente uma ação que vai acontecer no futuro.

Exemplo: Llegaremos tarde. (Chegaremos tarde)

Futuro Perfecto do indicativo em espanhol

O futuro perfeito é um tempo verbal que expressa uma ação que ainda vai acontecer no futuro, mas essa ação é uma ação que você tem a certeza que vai acabar antes de outra ação.

Exemplo: Mañana, a estas horas, yo ya me habré tomado unas copas. (Amanha, a esta hora, eu ja terei tomado uns drinks)

Condicional Simple do indicativo em espanhol

Esse tempo verbal expressa uma ação futura comparada com uma ação do passado.

Exemplo: Mi padre dijo que  volverían del almuerzo más temprano. (Meu pai disse que eles voltariam do almoço mais cedo.

Condicional Compuesto do indicativo em espanhol

O condicional composto indica uma ação que vai acontecer no futuro já terminada em relação com uma ação do passado.

Exemplo: Habrías comido si hubieras llegado temprano. (Teria comido se tivesse chegado mais cedo)

Pretérito Anterior do indicativo em espanhol

Esse tempo é muito raro de ser usado e facilmente substituível pelo pretérito indefinido ou pluscuamperfecto. Então não vamos confundir a cabeça com esse tempo.

Modo Subjuntivo em Espanhol

O modo subjuntivo vai sempre expressar possibilidade, desejo, algum tipo de suposição ou dúvida. Em suma, esse modo vai tratar de coisas que não aconteceram, fatos não concretos ou irreais. Podemos expressar desejo, como disse anteriormente, ou esperança, fazer pedido, dar conselhos, sugestões, expressar emoção ou algum sentimento, duvida ou negação de algo, opinião, expressar que uma decisão depende de outra pessoa, também serve para falar de características pessoais não concretas…. Uma infinidade de coisas… Estamos trabalhando em um artigo que vai contar tudo. Se o artigo já estiver pronto o link vai estar aqui.

Presente do Subjuntivo em Espanhol

Este tempo verbal pertencente ao modo subjuntivo indica algum fato que ainda não aconteceu ou pode não acontecer. Também indica desejo.

Exemplo: Que yo gane el partido. (Que eu ganhe o jogo/ Tomara que eu ganhe o jogo)

Pretérito Perfecto do Subjuntivo em Espanhol

O pretérito perfeito vai indicar um fato duvidoso ou hipotético que pode haver sido realizado no passado; ou ainda um desejo de algo houvera sido realizado no passado.

Exemplo: Espero que ellos hayan logrado vencer. (Espero que eles tenham conseguido vencer)

Pretérito Imperfecto do Subjuntivo em Espanhol

Expressa ideias hipotéticas ou fatos que podem não acontecer.

Exemplo: Si caminara todos los días, estaria delgado. (Se caminhasse todos os dias, estaria magro)

Pretérito Pluscuamperfecto do Subjuntivo em Espanhol

Vai sempre indicar um fato no passado que não se realizou.

Exemplo: Si hubiera tenido tiempo habría conseguido. (Se houvesse tido tempo haveria conseguido)

Modo Imperativo em espanhol

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Esse é fácil né gente, ele vai sempre expressar ordens, pedidos e obrigações. É um tempo muito usado pelos espanhóis em qualquer ambiente e com qualquer pessoa. É muito simples, o modo imperativo é dividido apenas entre imperativo afirmativo e imperativo negativo.

Exemplos: Di la verdad, no digas mentiras. (Fale a verdade, não fale mentiras)

Formas nominais

As formas nominais dos verbos em espanhol ( e em português) levam essa nomeclatura porque suas propriedades permitem com que o verbo se comporte como um nome.

Infinitivo

É a forma verbal que tem o estado mais neutro possível. Nessa forma ele pode ser usado como um substantivo.

Exemplo: El hecho de caminar todos los días es muy bueno para la salud.

Particípio

Essa forma indica a ação que foi concluída. Pode ser usado como um adjetivo.

Exemplo: Sólo hemos conseguido entrar porque una chica abrió la puerta. (Somente conseguimos entrar porque uma menina abriu a porta)

Gerúndio

Indica uma ação em movimento, ou seja, ainda acontecendo. Pode ser usado como um advérbio.

Exemplo: Un momento, estoy entrando en el coche. (Um momento, estou entrando no carro)


E então, gostaram desse resumão? Espero que não tenham ficado com dúvidas, mas qualquer coisa é só comentar aqui ou na nossa página do facebook. Gostaria de saber também o que vocês estão achando do nosso blog!

Comentários

comentário

Comentários

comentário