Viagem a Argentina: 4 Fatos “Negativos” sobre Buenos Aires

4 Fatos Sobre Minha Viagem a Argentina

Olá Chicooooos! Como vocês sabem, há pouco tempo eu fiz um intercâmbio pra Argentina com meu marido – contei tudo nesse outro post aqui do blog –  através de um sorteio que ganhei da nossa parceira courconnect.

A viagem foi maravilhosa! Buenos Aires é uma cidade muito linda com uma arquitetura elegante, chamativa, cafés com um estilo europeu… Na verdade toda a cidade tem esse “clima” europeu. Amamos a cidade e nossa estadia lá mas, como o título do post sugere, algumas coisas não foram exatamente “positivas”. Nesse artigo eu vou contar mais sobre 4 fatos negativos sobre a cidade.

O charme de Buenos Aires! Lugar perto de onde ficamos hospedados… Todas as ruas da região são liiindas assim!

E quando eu falo em “negativos” não estou dizendo que passei raiva por conta disso. Estou me referindo aos costumes brasileiros, obviamente. Acredito que são coisas até naturais da cidade mas que são bem diferentes dos nossos costumes. Então caso você esteja planejando uma viagem a Argentina, especificamente a Buenos Aires, saiba que essas 4 coisas farão parte da cidade e você precisa se acostumar. Então vamos aos Fatos:

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Cigarro em toda parte

A primeira coisa negativa na cidade é o cigarro. Isso porque as pessoas fumam MUITO em toda parte! Aqui no Brasil existe uma legislação forte de repressão ao fumo em lugares abertos e você não encontra muitas pessoas fumando na rua. Lá em Buenos Aires não houve seque UM lugar sem fumantes. Em praticamente todas as ruas, especialmente do centro, pessoas fumavam e a fumaça acabava voando na cara de todo mundo. Frequentemente alguém passava por nós e soltava fumaça ou estávamos andando normalmente e alguém em nossa frente soltava a fumaça do cigarro. Quem não fuma, como é o meu caso e do meu marido, se sente bem incomodado com isso. Claro que cada um é cada um e as pessoas tem liberdade de fazer o que quiserem, mas se você não é acostumado com isso, saiba que é bastante comum.

Quando passamos por um fumante na rua kkkkkk (Literalmente)

Acredito que isso seja algo bem cultural; pelas minhas pesquisas não é um hábito que se estende pela Argentina, parece ser algo cultural de Buenos Aires mesmo, tanto pela cultura européia que é muito forte lá como pelo estilo de vida “clássico” das pessoas da cidade. A impressão que tive é que as pessoas permanecem com a ideia de que fumar é elegante (algo que já não é difundido aqui no Brasil).

E um último detalhe sobre isso é que não é um hábito restrito a um grupo de pessoas. Encontramos com vários tipos diferentes de pessoas que mantém o hábito de fumar. Então, se você visitar Buenos Aires saiba que irá encontrar muitas pessoas fumando na rua e se você não gosta desse hábito, vai precisar desviar seu caminho várias vezes nas ruas da cidade para evitar a fumaça.

Higiene ao Servir a Refeição

Quase isso kkkkk

Outro detalhe  que observamos em nossa viagem e que é bem diferente da nossa realidade aqui no Brasil é o uso de luvas e protetores de cabelo para servir ou fazer alguma refeição. Em Buenos Aires vimos poucos estabelecimentos onde o responsável por fazer ou servir o alimento usava algum desses dois itens de higiene. Posso falar que aqui em Brasília as pessoas são cuidadosas nesse sentido e percebemos isso em outras viagens por aqui. Mas em Buenos Aires nem mesmo os Fast Foods escapavam; em vários lugares não vimos ninguém usando luvas ou protetor para cabelo. Sério gente, aqui no Brasil até o dono do cachorro quente da esquina está com uma luva ou com um boné pelo menos. Óbvio que não deixamos de comer por causa disso, mas é um pouco incomodo justamente por ser algo comum aqui no Brasil. Será que somos chatos demais com higiene? Já vi em outros blogs sobre a diferença entre nós brasileiros e outros povos do mundo o quanto somos asseados.

Por exemplo, a pessoa que serve a comida normalmente não mexe com o dinheiro aqui no Brasil e lá na argentina isso é bem comum. Em outras partes do mundo é comum também. Acho que somos um povo bem limpinho, na verdade 🙂

Cocô de Cachorro na Rua

Esse fato é até engraçado de tão estranho. Aqui no Brasil muitas pessoas tem seus cachorros de estimação e quando saem para passear já levam uma sacolinha de lixo para recolher o cocô. Em vários parques existem sacolinhas “públicas” para o caso de você esquecer e precisar recolher o cocô. Em Buenos Aires tinha cocô de cachorro em vários bairros diferentes da cidade. No centro vimos poucas vezes mas era só nos afastar um pouco mais que já tinha cocô espalhado no chão. Sério, tinha muito cocô de cachorro espalhado. Por sorte não pisamos em nenhum, mas encontramos em todo lugar. San Telmo, La Boca, Palermo, Recoleta… todos lugares com algum cocô nos cantos da rua. Se você for até lá tome cuidado para não pisar em nenhum porque é bem desagradável.

Nós chegamos a fazer caminhadas de 30 minutos de um lugar ao outro da cidade e sempre desviando do cocô. Realmente demos sorte de não pisar porque andar pela cidade com cocô grudado no pé, ninguém merece.

Esse assunto é tão sério que eu encontrei um site falando que os cães chegam a deixar 70 TONELADAS de cocô por DIA na rua!!! Olha a matéria aqui.

Uso do Sal na Argentina

Para finalizar, um ultimo aspecto da nossa viagem a argentina que acabou nos surpreendendo foi o uso do sal nos alimentos. Desde 2013 o Governo da Argentina resolveu investir na redução de sódio e sal nos alimentos para reduzir o número de doenças cardiovasculares e a hipertensão nos cidadão argentinos.

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Na prática as refeições são servidas com quase nenhum sal e os restaurantes tinham um saleiro com um sal diferente do nosso e precisávamos colocar bastante sal para chegar na maneira em que nós brasileiros comemos. Nada de mais, acho que a iniciativa vai conseguir o resultado que deseja, mas é algo bem diferente do nosso costume.


Então é isso pessoal, esses foram 4 fatos bem diferentes de Buenos Aires que nós Brasileiros não estamos acostumados e podemos sentir alguma diferença. Agora, quando você for até lá não irá achar tão estranho quanto eu achei 😛

Espero que tenham gostado do artigo, deixe seu comentário aqui embaixo se você também percebeu as mesmas coisas quando viajou até lá ou se tem alguma outra coisa que queira acrescentar. E aguardem pois em breve sairá o artigo com as melhores coisas sobre Buenos  Aires.

Um abraço e não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos que estão indo para lá!

Comentários

comentário

Comentários

comentário