Verbos em espanhol

Tópicos desse artigo:

Os verbos em espanhol, assim como em qualquer idioma, são uma estrutura fundamental na comunicação.

E o que são verbos, profe? O verbo expressa uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. E quando você estuda uma língua nova, precisa conhecer bem sobre os verbos para conseguir se expressar corretamente.

Os verbos estão em toda parte! Felizmente para você que está estudando o espanhol, temos uma colher de chá. Existe uma semelhança entre os verbos em português e os verbos em espanhol e isso ajuda demais no seu aprendizado. Se você se dedicar a conhecer bem sobre os verbos em espanhol, vai ficar muito mais fácil aprender e dominar esse novo idioma.

Nesse artigo vamos falar TUDO sobre os verbos em espanhol (tudo mesmo!). Considerando a importância desse tema, as seções do texto estão bem divididas em uma sequência que facilite seu estudo e aprendizado. E você pode sempre consultar esse link para estudar. 😉

Não se esqueça que esse não é um conteúdo para decorar, e sim, aprender. Sempre que tiver dúvida em alguma conjugação pode voltar aqui nesse artigo ou usar o conjugador do site da Real Academia Española.

Mas sem mais delongas, vamos entrar de vez no mundo dos verbos em espanhol!

Conjugação dos Verbos em Espanhol

Quem aí lembra das aulas básicas de português levanta a mão? 🙋‍♀️ 

Gente, a conjugação dos verbos segue uma ideia muito semelhante a nossa gramática do português.

E como eu sempre falo para você, aqui no Espanhol sem Fronteiras a gente não nega nossa língua materna, pelo contrário, a gente aproveita para aprender mais rápido

E nesse caso, a conjugação dos verbos em espanhol não tem mistério. Mas primeiro, vamos lembrar o que é conjugação verbal pra ninguém ficar perdido: a conjugação verbal é a flexão daquele verbo nos seus modos, tempos, pessoa, números e vozes. A conjugação é a forma que o verbo assume dentro de um contexto. 

As três conjugações dos verbos em espanhol

Existem 3 conjugações básicas nos verbos em espanhol e são iguais às conjugações dos verbos em português:

ConjugaçõesExemplos
1ª Conjugação – aramar, hablar
2ª Conjugação – ercomer, temer
3ª Conjugação – irvivir, partir

São as famosas conjugações -ar, -er, e -ir. E com isso, as conjugações verbais vão variar bastante conforme os modos, o tempo, gênero, número e vozes.

Verbos irregulares

07 Wb Aprender Espanhol
Medo dos verbos irregulares?

É claro que nem tudo são flores. Temos inúmeros verbos irregulares que vão fugir das regrinhas das 3 conjugações que vimos acima.

Dentro dos verbos irregulares nós podemos observar que existem alguns padrões que foram tipo de irregularidades comuns, e com isso conseguimos agrupar essas irregularidades e estudá-las com mais calma.

Esse é um assunto que deve ser estudado de forma séria, e é por isso que eu criei um material completo sobre os verbos irregulares. Ele é gratuito, é só baixar aqui abaixo.

Tenha acesso ao manual mais completo sobre verbos irregulares de espanhol!

Modos Verbais

Os modos verbais se reverem a forma de descrever a ação verbal ou qualquer expressão relacionada ao verbo. São 3 os modos verbais: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.

Vamos falar de um jeito mais descontraído sobre esses modos verbais que encontramos no espanhol, tá?

Modo indicativo

Começando pelo indicativo, esse é o modo que não deixa pedra sobre pedra quando o assunto é falar de certezas. Ele é tipo aquele amigo direto, que diz “é isso aqui e ponto final”. Então, se eu digo “Voy a tomar un café” (Vou tomar um café), pode ter certeza de que é exatamente o que vai acontecer.

Modo Subjuntivo

Agora, o subjuntivo é o lado mais sonhador e cheio de “e se?…” da moeda. Ele entra em cena quando estamos no território das possibilidades, dos desejos, ou daquelas situações que a gente não tem certeza se vão acontecer ou não. É como quando a gente fala “Ojalá que no llueva” (Tomara que não chova). Estamos lá, torcendo, mas sem garantias.

Modo Imperativo

E por último, mas não menos importante, temos o imperativo. Esse modo é o que usamos quando queremos mandar na situação – seja dando uma ordem, fazendo um pedido mais firme, ou até mesmo oferecendo um conselho amigo. É aquela voz que diz “Trae más salsa, por favor” (Traz mais molho, por favor). Pode ser para pedir um favorzinho ou para dizer o que fazer, mas sempre com aquela intenção de direcionar a ação.

E aí, ficou mais claro? Eu fiz um artigo bem mais completo sobre os modos verbais em espanhol, clica aqui pra conferir.

Logo mais abaixo iremos conjugar todos os verbos dentro dessa classificação de modos verbais, então fique atento!

Tempos Verbais

Os tempos verbais se reverem ao momento no tempo ocorre aquela ação que descreve o verbo: se é no Presente, Passado (pretérito), ou no Futuro. Iremos ver com detalhes nas conjugações abaixo.

Pessoa Verbal

A flexão do verbo também pode ocorrer de acordo com a pessoa do verbo:

  • 1ª Pessoa
  • 2ª Pessoa
  • 3ª Pessoa

Isso também é igual ao português.

Número Verbal

A flexão do verbo em seu número se refere a forma do verbo: se é no Singular ou Plural.

E como você já deve imaginar, a pessoa verbal também flexiona de acordo com o número, formando aquela velha estrutura que já conhecemos no português:

PessoaNúmeroPronome + Exemplo (verbo amar)
SingularYo + amo
Singular + amas
SingularÉl / Ella / Usted + ama
PluralNosotros(as) + amamos
PluralVosotros(as) + amáis
PluralEllos / Ellas / Ustedes + aman

Até aqui não tivemos muita dificuldade certo? Isso é porque esse assunto realmente não é tão complexo e porquê temos muitas semelhanças com o português. Se você ainda está na escola está com a cabeça mais fresca que a minha 😅 mas de modo geral é bem tranquilo.

Verbos reflexivos

Esses verbos são super interessantes porque o sujeito que faz a ação também recebe essa ação. É como se fosse um abraço que a gente dá em si mesmo com as palavras! Vamos trocar o exemplo clássico do afeitarse por outro igualmente cotidiano: levantarse (levantar-se). Imagina só, você fazendo e recebendo a ação de se levantar da cama. Então, se eu disser “Todavía no me he levantado hoy” (Hoje ainda não me levantei), estou compartilhando que eu, que deveria levantar, ainda não fiz isso.

É interessante notar como, em espanhol, o sujeito e o objeto da ação podem ser a mesma pessoa, e isso é expresso de forma tão simples! Com os verbos reflexivos, é como se estivéssemos colocando um espelho diante de nossas ações, vendo e fazendo ao mesmo tempo. Lembre-se, a chave está em entender que a ação volta para quem a executa.

Dá uma olhada nesses exemplos pra que fique mais claro:

  • “Ella se peina cada mañana antes de salir.”
    • Ela se penteia todas as manhãs antes de sair.
  • “Nosotros nos despertamos temprano para aprovechar el día.”
    • Nós acordamos cedo para aproveitar o dia.
  • “¿Te has vestido ya para la fiesta?”
    • Você já se vestiu para a festa?
  • “Ellos se lavan las manos antes de comer.”
    • Eles lavam as mãos antes de comer.
  • “Me acuesto temprano los domingos para empezar bien la semana.”
    • Eu me deito cedo aos domingos para começar bem a semana.

Formas nominais dos verbos

Em espanhol chamamos isso de Formas Personales. É bem fácil, igual ao português. Vou colocar direto o exemplo porque sei que você vai entender:

InfinitivoGerundioParticipio
cantarcantandocantado
comercomiendocomido
vivirviviendovivido

Vamos falar de forma solta aqui sobre esse assunto, acredito que depois dessa explicação você nunca mais vai esquecer sobre as formas nominais:

Primeirão na lista é o infinitivo, aquela forma do verbo que a gente reconhece de longe, sabe? É como o nome do verbo, sua identidade secreta antes de entrar em ação. Em espanhol, quando falamos “amar”, “comer” ou “vivir”, estamos no território do infinitivo. É super versátil porque nos permite falar da ação de um jeito geral, sem se prender a quem faz ou quando faz. É tipo um convite para dançar, só que a música ainda não começou a tocar.

Agora, vamos sacudir com o gerúndio, a forma verbal que coloca todo mundo para mexer! O gerúndio é aquele ritmo contínuo, o “ando”, “endo”, “indo” da festa dos verbos. Em espanhol, ele vem com os finais “ando” e “iendo”, como em “hablando” (falando) ou “comiendo” (comendo). É a ação pegando fogo, acontecendo naquele exato momento, mostrando que você está no meio do movimento, vivendo a história. É como estar dançando na chuva, sem se preocupar se vai molhar.

Por último, mas jamais menos importante, chegamos ao particípio. Ah, o particípio… É a memória da festa, a foto que fica depois que a música acabou. Em espanhol, temos os queridinhos “ado” e “ido”, como em “amado” e “vivido”. Ele é usado para criar aqueles tempos compostos cheios de história, tipo “he hablado” (eu falei), ou para transformar verbos em adjetivos, deixando tudo mais colorido e cheio de vida. É o final de um capítulo que deixa tudo pronto para o próximo começar.

Uso dos pronomes em espanhol

No espanhol, é comum suprimir o pronome na hora de formar uma frase. Eles costumam usar apenas o verbo conjugado.

Seguindo essa dica, é comum ver o seguinte:

  • ¿Vas a pagar las bebidas? – (Tu / Você) vai pagar as bebidas?
  • Sé cuanto amas a los chicos – (Eu) sei o quanto (você) ama as crianças

Vamos colocar tudo isso na prática para você entender melhor através do tempos verbais e dos exemplos.

Modo Indicativo Simples

Vamos demonstrar no detalhe cada um dos tempos verbais de acordo com seus modos, começando com o modo Indicativo

1- Presente del Indicativo

O presente del indicativo indica uma ação que ocorre no momento em que se fala. Veja no exemplo:

PessoaVerboExemplo
YoHabloNormalmente no hablo mucho. – Normalmente eu não falo muito
HablasConozco el lugar del que hablas – Conheço o lugar de que você fala
Él / Ella / UstedHablaElla habla como si fuera professora – Ela fala como se fosse professora
Nosotros(as)HablamosSeñor Presidente, cuando hablamos de agricultura estamos hablando de alimentos – Senhor Presidente, quando falamos de agricultura estamos falando de alimentos.
Vosotros(as)HabláisVosotros habláis de la profecía – Vós falais da profecia
Ellos / Ellas / UstedesHablanLos políticos hablan mucho de dinero – Os políticos falam muito de dinheiro

Em português nós não usamos a expressão “tu falas” ou “vós falais” mas no espanhol (em especial no espanhol da Espanha) eles usam muito. Lá é normal usar a 2ª pessoa do singular e do plural para uma linguagem informal. A diferença é que no espanhol se costuma suprimir o pronome, então eles realmente se expressam assim. O que você aprender aqui, é o que você vai ver na prática.

2 – Pretérito Perfecto Simple del Indicativo

O Pretérito perfecto simple é usado para descrever uma ação que terminou há pouco tempo e pode vir acompanhado por alguns marcadores temporais (expressões como hoje, ontem…).

PessoaVerboExemplo
YoHabléHace unas semanas hablé con Nathan sobre mi hermana – Há umas semanas falei com Nathan sobre minha irmã
HablasteEl hombre del que me hablaste antes es rubio – O homem de quem me falaste antes é loiro
Él / Ella / UstedHablóTu compañero habló la mayor parte – Seu companheiro falou a maior parte
Nosotros(as)HablamosAyer, todos hablamos demasiado – Ontem, todos (nós) falamos demais
Vosotros(as)HablasteisParece que Patricia y tú hablasteis un montón de mí – Parece que você e a patrícia falaram um monte sobre mim.
Ellos / Ellas / UstedesHablaronPero ya oí las personas hablaren de ti – Mas já ouvi as pessoas falarem de você

3 – Pretérito Imperfecto Simple del Indicativo

O Pretérito Imperfecto Simple é aquele que indica uma ação que aconteceu no passado, mas não se sabe se foi finalizada ou não.

PessoaVerboExemplo
YoHablabaNo hablaba japonés y mi inglés era terrible – (eu) não falava japonês e meu inglês era terrível
HablabasMientras hablabas, tenía ganas de llorar – Enquanto falavas, tinha vontade de chorar
Él / Ella / UstedHablabaCristina, en cambio, hablaba demasiado – Cristina, por outro lado, falava demais.
Nosotros(as)HablábamosSiempre hablábamos por teléfono – Sempre falávamos por telefone
Vosotros(as)HablabaisPor favor decidme que no hablabais de negocios – Por favor, não me digam que falavam de negócios
Ellos / Ellas / UstedesHablabanEllos no se hablaban – Eles não se falavam

4 – Futuro del Indicativo

O Futuro del indicativo indica uma ação que vai acontecer no futuro.

PessoaVerboExemplo
YoHablaréSerá difícil convencerle pero hablaré con él – Será difícil convencê-lo mas falarei com ele.
HablarásCreo que no hablarás con Carlos – Acredito que não falará com o Carlos
Él / Ella / UstedHablaráNuestro amigo hablará con la prensa – Nosso amigo falará com a imprensa
Nosotros(as)HablaremosEsta noche no hablaremos de eso – Essa noite não falaremos sobre isso.
Vosotros(as)HablaréisNo hablaréis de esto con Manuela – Não falarão disso com a Manuela
Ellos / Ellas / UstedesHablaránAlgún día todos hablarán de ti – Algum dia todos falarão de você

5 – Condicional Simple / Pospretérito

O condicional simples é usado para falar sobre situações futuras e hipotéticas em relação a ações do passado. Esse tempo verbal indica uma probabilidade ou dúvida, falar um desejo ou um conselho. Vamos ver a conjugação:

PessoaVerboExemplo
YoHablaríaYo no hablaría así delante de ellas – Eu não falaria assim na frente delas
HablaríasPensé que tú hablarías con él sobre eso – Pensei que você falaria com ele sobre isso.
Él / Ella / UstedHablaríaMi madre jamás me hablaría así – Minha mãe jamais falaria assim comigo
Nosotros(as)HablaríamosPerdona pero no pensé que lo hablaríamos así, de golpe – Perdão, mas não pensei que falaríamos assim, de repente.
Vosotros(as)HablaríaisLord Narcisse ha insistido en que os pregunte si hablaríais con él – O Dr. Narcisse insistiu que eu perguntasse se falariam com ele
Ellos / Ellas / UstedesHablaríanSi no fuera por eso, los hombres y mujeres ni se hablarían – Se não fosse por isso, homens e mulheres nem se falariam

Modo Indicativo Composto

Além do indicativo simples, outro tempo verbal importante é o indicativo composto.

Esse modo é formado pelo verbo “HABER” (conjugado no respectivo tempo) + particípio do verbo principal. Para quem não se lembra, o particípio é uma forma nominal que expressa o resultado do fato verbal, ou seja, indica uma ação já realizada. No português seria:

  • Ele tem vivido mal ultimamente
  • Todos já haviam assistido Avatar quando eu assisti pela primeira vez.

Agora vamos mostrar cada um dos tempos verbais do indicativo composto

Lembre-se: Verbo “HABER” conjugado + particípio

1 – Pretérito Perfecto Compuesto (Antepresente)

O pretérito perfecto compuesto expressa um passado recente, em uma unidade temporal da qual o falante ainda faz parte.

PessoaVerbo Haber + ParticípioExemplo
YoHe HabladoNo he hablado con ningún compañero desde la graduación – Não tenho falado com nenhum companheiro desde a graduação
Has Hablado¿has hablado con Alaric últimamente? – Tem falado com o Alaric ultimamente?
Él / Ella / UstedHa HabladoMaria ha hablado maravillas de usted – Maria tem falado maravilhas de você
Nosotros(as)Hemos HabladoNo hemos hablado mucho desde que entramos – Não temos falado muito desde que entramos
Vosotros(as)Habéis HabladoLos dos habéis hablado con Riquelme – Os dois tem falado com Riquelme
Ellos / Ellas / UstedesHan HabladoMuchas personas han hablado sobre tal fenómeno cósmico – Muitas pessoas tem falado sobre o tal fenômeno cósmico

2 – Pretérito Pluscuamperfecto (Antecopretérito)

O pretérito pluscuamperfecto expressa uma ação passada anterior a outra ação também passada.

PessoaVerbo Haber + ParticípioExemplo
YoHabía HabladoDisculpa, pero no me di cuenta que había habladoDesculpa, mas não me dei conta de que tinha falado.
Habías HabladoDijiste que habías hablado con él – Disseste que tinha falado com ele
Él / Ella / UstedHabía HabladoElla nunca había hablado con la prensa – Ela nunca tinha falado com a imprensa
Nosotros(as)Habíamos HabladoNunca habíamos hablado ante tanta gente – Nunca tínhamos falado diante de tanta gente
Vosotros(as)Habíais HabladoCreía que ya habíais hablado antes – Pensava que vocês já tinham falado antes
Ellos / Ellas / UstedesHabían HabladoLos indios me habían hablado sobre este pescado santo – Os índios tinham me falado sobre esse peixe santo

3 – Pretérito Anterior (Antepretérito)

O Pretérito anterior indica que um fato é imediatamente anterior a outro passado. Atualmente está em desuso na língua falada e é encontrado principalmente em alguns textos literários.

PessoaVerbo Haber + ParticípioExemplo
YoHube HabladoY cuando yo el Señor hube hablado estas palabras a mis discípulos, se turbaron – E quando eu, o Senhor, disse estas palavras aos meus discípulos, eles ficaram perturbados
Hubiste HabladoSi me hubiste hablado ayer, habría podido ayudarte con tus problemas – Se você tivesse falado comigo ontem, eu poderia ter te ajudado com seus problemas.
Él / Ella / UstedHubo HabladoÉl hubo hablado con su abogado antes de tomar una decisión – Ele tinha falado com seu advogado antes de tomar uma decisão
Nosotros(as)Hubimos HabladoHubimos hablado sobre el proyecto antes de la reunión – Tínhamos falado sobre o projeto antes da reunião.
Vosotros(as)Hubisteis HabladoHubieron hablado con el director antes de la presentación – Eles haviam falado com o diretor antes da apresentação
Ellos / Ellas / UstedesHubieron HabladoEllas hubieron hablado sobre el tema durante horas – Elas tinham falado sobre o assunto por horas

4 – Futuro perfecto (Antefuturo)

O Futuro Composto é usado em espanhol para expressar uma ação futura que será concluída antes de outra ação futura. Também pode expressar a suposição de que uma ação teria acontecido no passado.

PessoaVerbo Haber + ParticípioExemplo
YoHabré HabladoPara el próximo año, yo habré hablado con todos los clientes importantes – No próximo ano, terei conversado com todos os clientes importantes.
Habrás HabladoCuando regreses de tu viaje, habrás hablado con tus familiares en el extranjero – Quando voltar de sua viagem, você terá falado com seus parentes no exterior
Él / Ella / UstedHabrá HabladoPara el final del día, él habrá hablado con el equipo de ventas sobre la estrategia – Ao final do dia, ele terá conversado com a equipe de vendas sobre a estratégia.
Nosotros(as)Habremos HabladoAntes de la reunión, nosotros habremos hablado sobre los puntos clave a tratar – Antes da reunião, teremos discutido (falado) sobre os principais pontos a tratar
Vosotros(as)Habréis HabladoCuando lleguemos a la fiesta, ustedes ya habrán hablado con los anfitriones – Quando chegarmos à festa, você já terá falado com os anfitriões
Ellos / Ellas / UstedesHabrán HabladoDespués del entrenamiento, ellas habrán hablado con el entrenador sobre su desempeño – Após o treino, elas terão conversado com o treinador sobre seu desempenho

5 – Condicional Compuesto (Antepospretérito)

O Condicional composto é usado para expressar cenários hipotéticos, mas já concluídos. Ou seja, situações hipotéticas não realizadas no passado.

PessoaVerbo Haber + ParticípioExemplo
YoHabría HabladoSi Paola estuviera aquí, yo habría hablado con ella – Se Paola estivesse aqui, teria falado com ela
Habrías HabladoSi no estuvieras tan ocupado, habrías hablado con tu amiga durante más tiempo – Se não estivesse tão ocupado, teria falado com seu amigo por mais tempo
Él / Ella / UstedHabría HabladoTuve que hacerlo o él habría hablado – Tive que fazê-lo ou ele teria falado
Nosotros(as)Habríamos HabladoSi no fuera por esta casa, nunca habríamos hablado – Se não fosse por essa casa, nunca teríamos nos falado
Vosotros(as)Habríais HabladoSi nos hubieran invitado, ustedes habrían hablado con nosotros en la conferencia – Se você tivesse nos convidado, você teria falado conosco na conferência
Ellos / Ellas / UstedesHabrían HabladoLa mayoría de los hombres no me habrían hablado de la ex-esposa – A maioria dos homens não teria me contado sobre a ex-esposa

Modo Subjuntivo Simples

Vamos ver agora outro modo verbal, o subjuntivo. Profe, para quê serve o subjuntivo?

Bom o subjuntivo é o modo verbal de suposições e das hipóteses. Ele é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Diferença entre Indicativo e Subjuntivo

A diferença está justamente na ideia de suposições e hipóteses. Nada melhor que um exemplo para demonstrar:

  • Indicativo: ¿Tienes un bolígrafo? – Você tem uma caneta?
  • Subjuntivo: Si tuvieras un bolígrafo, escribiría – Se você tivesse uma caneta, eu escreveria.

Percebeu a ideia da suposição? “Se você tivesse…”

Agora vamos ver cada um dos tempos verbais do subjuntivo.

Dessa vez, vamos usar o verbo AMAR nos exemplos (só para dar uma variada 🤣)

1 – Presente del Subjuntivo

O presente do subjuntivo é usado em declarações que apresentam probabilidade, desejos, sentimentos, ordem, ações futuras, entre outras.

PessoaVerbo Exemplo
YoameMientras te ame, siempre estarás conmigo – Enquanto eu te ame, sempre estará comigo
amesNo pido nada más. sólo que me amesNão peço nada de mais, só que me ame
Él / Ella / UstedameElla todavía lo ama aunque él ya no la ame – Ela ainda o ama mesmo que ele já não a ame
Nosotros(as)amemosQue seamos abiertos, que nos amemos sea como sea – Quero que sejamos francos, que nos amemos aconteça o que acontecer
Vosotros(as)améisQue vos améis unos a otros – Que vos ameis uns aos outros.
Ellos / Ellas / UstedesamenMuchos cachorritos se sienten solos y no tienen familias ni niños que los amenHá muitos cachorrinhos solitários sem família nem crianças que os amem

2 – Pretérito Imperfecto del Subjuntivo

O pretérito imperfeito expressa ações hipotéticas ou incertas no passado, presente ou futuro. Os marcadores de tempo permitem que você localize a ação no tempo, embora nem sempre eles estejam presentes na frase.

É o único com duas desinências (-ra e -se) como vamos ver nos exemplos a seguir.

PessoaVerbo Exemplo
Yoamara o amaseEra mi deseo que yo amara a esa persona con todo mi corazón – Era meu desejo amar aquela pessoa de todo o coração
amaras o amasesEsperaba que amaras a alguien que te valorara de verdad – Esperava que você amasse alguém que realmente valorizasse você
Él / Ella / Ustedamara o amaseEra importante que él amara a su familia y les demostrara su afecto – Era importante que ele amasse sua família e demonstrasse seu afeto
Nosotros(as)amáramos o amásemosOjalá que nosotros amáramos a nuestros vecinos como a nosotros mismos – Eu gostaria que amássemos nosso próximo como a nós mesmos
Vosotros(as)amarais o amaseisSi me amarais, ciertamente os gozaríais, (porque he dicho) que voy al Padre; porque el Padre mayor es que yo – Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu
Ellos / Ellas / Ustedesamaran o amasenNo hubieran venido si no te amaranEles não teriam vindo cá se não te amassem

3 – Futuro simple del subjuntivo

O Futuro Simple de Subjuntivo é um tempo verbal menos comum e usado principalmente em contextos formais ou literários. Ele expressa a possibilidade ou a dúvida sobre uma ação futura em relação a um ponto de referência no presente ou no futuro. Por exemplo, em frases condicionais ou em expressões que indicam tempo, dúvida, ou emoção sobre eventos futuros que são incertos ou hipotéticos.

PessoaVerboExemplo
YoamareCuando yo te amare, siempre estarás conmigo – Quando eu te amar, sempre estarás comigo
amaresNo pido nada más, solo que tú me amares – Não peço mais nada, só que tu me ames
Él / Ella / UstedamareAunque él ya no la amare, ella todavía lo ama – Embora ele já não a ame, ela ainda o ama
Nosotros(as)amáremosEspero que nos amáremos sea como sea – Espero que nos amemos aconteça o que acontecer
Vosotros(as)amareisOjalá que vosotros os amareis unos a otros – Oxalá que vós vos ameis uns aos outros
Ellos / Ellas / UstedesamarenEs necesario que ellos se amen a sí mismos antes de amar a los demás – É necessário que eles se amem antes de amar os outros

Lembre-se, o uso do Futuro do Subjuntivo é bastante específico e raro na comunicação cotidiana, sendo mais encontrado em textos jurídicos ou literários antigos.

Modo Subjuntivo Composto

O Modo Subjuntivo Composto é formado pela combinação do verbo “haber” conjugado no tempo correspondente do Subjuntivo, seguido pelo particípio passado do verbo principal. O particípio, como uma forma nominal, expressa o resultado de uma ação, indicando que algo foi realizado. No espanhol, essa estrutura permite comunicar a conclusão de ações sob uma perspectiva de dúvida, desejo, emoção ou incerteza, mantendo uma ligação com o momento presente ou uma expectativa atual. Por exemplo, em português, seria semelhante a dizer:

“Espero que ele tenha vivido bem ultimamente.”

“Duvidava que todos já tivessem assistido Avatar quando eu assisti pela primeira vez.”

Nessa construção, o uso do “haber” conjugado no Subjuntivo juntamente com o particípio passado reflete a natureza especulativa ou emocional associada à ação concluída, característica essencial do Modo Subjuntivo Composto.

1 – Pretérito Perfecto de Subjuntivo

O Pretérito Perfecto de Subjuntivo é usado quando precisamos expressar ações passadas que ainda têm um eco no presente, especialmente em contextos de dúvida, desejo, ou emoção. Basicamente, é a combinação do “haber” em sua forma de subjuntivo presente mais o particípio do verbo principal. É super útil para situações em que expressamos sentimentos ou expectativas sobre eventos que, acreditamos, já tenham acontecido. Tipo, quando você diz “Espero que hayas entendido a explicação”, você está usando esse tempo verbal para expressar a esperança de que algo tenha sido compreendido no passado, mas que importa para você agora.

PessoaVerboExemplo
Yohaya amadoEspero que yo haya amado suficiente – Espero que eu tenha amado o suficiente
hayas amadoEs posible que tú hayas amado en secreto – É possível que tu tenhas amado em segredo
Él / Ella / Ustedhaya amadoAunque él no lo admita, parece que haya amado profundamente – Embora ele não admita, parece que tenha amado profundamente
Nosotros(as)hayamos amadoDeseo que nosotros hayamos amado con todo el corazón – Desejo que nós tenhamos amado com todo o coração
Vosotros(as)hayáis amadoQuiero que vosotros hayáis amado y vivido plenamente – Quero que vós tenhais amado e vivido plenamente
Ellos / Ellas / Ustedeshayan amadoEs importante que ellos hayan amado sin miedo – É importante que eles tenham amado sem medo

2 – Pretérito Pluscuamperfecto de Subjuntivo

O Pretérito Pluscuamperfecto de Subjuntivo é aquele tempinho charmoso que nos leva a um passado ainda mais distante, envolto em hipóteses, desejos ou conjecturas. Imagine que você está refletindo sobre como as coisas poderiam ter sido diferentes, tipo “Se eu tivesse estudado mais, talvez tivesse passado no exame”. Aqui, combinamos o “haber” no Imperfecto de Subjuntivo (hubiera ou hubiese) com o particípio passado do verbo principal, criando essa atmosfera de “e se…?”. É perfeito para expressar arrependimentos, possibilidades não realizadas ou especular sobre situações passadas sob uma luz de incerteza ou desejo. Tudo isso, claro, com aquele toque de drama que só o subjuntivo sabe dar.

PessoaVerboExemplo
Yohubiera/hubiese amadoOjalá que yo hubiera amado más – Tomara que eu tivesse amado mais
hubieras/hubieses amadoSi tú hubieras amado de verdad, lo sabría – Se tu tivesses amado de verdade, eu saberia
Él / Ella / Ustedhubiera/hubiese amadoAunque él nunca lo dirá, parece que hubiera amado hasta el final – Embora ele nunca vá dizer, parece que tivesse amado até o fim
Nosotros(as)hubiéramos/hubiésemos amadoDesearía que nosotros hubiéramos amado sin condiciones – Desejaria que nós tivéssemos amado sem condições
Vosotros(as)hubierais/hubieseis amadoEspero que vosotros hubierais amado como os enseñé – Espero que vós tivésseis amado como vos ensinei
Ellos / Ellas / Ustedeshubieran/hubiesen amadoSería mejor si ellos hubieran amado con libertad – Seria melhor se eles tivessem amado com liberdade

3 – Futuro Perfecto de Subjuntivo

Este tempo verbal é utilizado para expressar suposições ou condições futuras, refletindo sobre ações que, se concluídas sob certas condições, poderiam levar a certos resultados ou estados emocionais. Mas não é nada comum no dia-a-dia.

PessoaVerboExemplo
Yohubiere amadoSi yo hubiere amado suficientemente, me sentiré satisfecho – Se eu tiver amado o suficiente, me sentirei satisfeito
hubieres amadoCuando tú hubieres amado de verdad, lo entenderás – Quando tu tiveres amado de verdade, entenderás
Él / Ella / Ustedhubiere amadoSi él hubiere amado como dice, no habrá dudas – Se ele tiver amado como diz, não haverá dúvidas
Nosotros(as)hubiéremos amadoEspero que para cuando nosotros hubiéremos amado, sea aún mejor – Espero que, até quando nós tivermos amado, seja ainda melhor
Vosotros(as)hubiereis amadoSi vosotros hubiereis amado cada momento, viviréis plenos – Se vós tiverdes amado cada momento, vivereis plenos
Ellos / Ellas / Ustedeshubieren amadoCuando ellos hubieren amado sin miedo, encontrarán paz – Quando eles tiverem amado sem medo, encontrarão paz

Modo Imperativo

O Modo Imperativo em espanhol é usado para dar ordens, fazer solicitações ou oferecer conselhos. No entanto, é importante notar que o imperativo só existe nas formas de segunda pessoa (tú, vosotros/as) e, de forma cortês, na terceira pessoa do singular e plural (usted, ustedes). Para as outras pessoas, usamos o subjuntivo para expressar comandos ou solicitações indiretas. Aqui estão as conjugações para o Modo Imperativo com o verbo “hablar” (falar) como exemplo:

Imperativo Afirmativo

PessoaConjugaçãoTradução
hablaFala
UstedhableFale
Nosotros/ashablemosFalemos
Vosotros/ashabladFalai
UstedeshablenFalem

Imperativo Negativo

Para formar o imperativo negativo, usamos o presente do subjuntivo:

PessoaConjugaçãoTradução
no hablesNão fales
Ustedno hableNão fale
Nosotros/asno hablemosNão falemos
Vosotros/asno habléisNão faleis
Ustedesno hablenNão falem

O imperativo não tem forma para a primeira pessoa do singular (yo) porque não faz sentido dar ordens a si mesmo neste modo. Para a primeira pessoa do plural (nosotros/as), a ideia é mais um convite ou sugestão para fazer algo juntos.

Conclusão

É muito conteúdo, não é mesmo? Mas como disse anteriormente, não é pra você decorar. Esse conteúdo vai ser visto e revisto de diversas formas, inclusive ativas e passivas. Volte nesse artigo sempre que tiver alguma dúvida!

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões!

Besos ;D

CURTA NOSSAS PÁGINAS!

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), dando aulas de espanhol há 10 anos.

Outras

Artigos relacionados

Aprender Espanhol

Texto em espanhol

Quer texto em espanhol pra estudar? Eu quero te presentear com um pacote de mais de 25 textos para estudar

Ler Mais »

Comentários

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), estuda idiomas há mais de 15 anos.

@espanholsemfronteiras
Professora Acsa Lima

Cookies espanhol sem fronteiras

Controle Sua Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar a navegação no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas e  termos de uso