Almodóvar:Saiba tudo sobre o diretor espanhol

Olá pessoal!! Neste post conheceremos um espanhol (pessoa nascida na Espanha e não o idioma rsrs) muito especial para todos os amantes da sétima arte, o cinema. Sem dúvida nenhuma posso afirmar que ele é um grande e importantíssimo representante do cinema espanhol. Já sabem de quem estou falando??? É dele mesmo, o ilustre diretor Pedro Almodóvar Caballero.

Não tem como falar de cinema espanhol sem lembrar do Almodóvar, seus filmes são fortes, marcantes e surpreendente.

Aos que já conhecem os filmes dele continuem lendo o artigo, tenho certeza que vocês descobrirão muita coisa interessante (ou não! rsrs). Aos que ainda não conhecem, venha comigo! Se preparem para conhecer o grande diretor Almodóvar e seus filmes.

pedro almodovar
Pedro Almodóvar

Vale lembrar a vocês que estudar um idioma vai muito além de aprender as regras gramaticais. Aprender sobre cultura é sempre valido em qualquer situação, e quando estamos estudando um idioma novo, no caso o espanhol, conhecer os aspectos culturais dos países em que a língua é falada faz toda diferença. Fica a dica!

Pedro Almodóvar Caballero

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Antes que conhecer os filmes do Almodóvar, vamos saber um pouquinho sobre ele e sua trajetória (já nem todo mundo o conhece).

Nasceu em  25 de setembro de 1949 em Calzada de Calatrava, Ciudad Real – interior da Espanha. Nascido numa família de valores tradicionais, filho de um vendedor de vinho e uma dona de casa.

Almodóvar é daquelas pessoas que nasce cheia de talentos, além de diretor ele também é ator, roteirista e produtor (vale lembrar que ele foi cantor numa banda underground na qual ele se travestia para se apresentar).

movida

Saber um pouco sobre a vida de Pedro Almodóvar é importante pois ele mesmo já confessou em entrevistas que em seus filmes tem muitas coisas relacionadas a fatos que ele viveu durante sua vida.

Relatam que seu interesse por escrever historias (roteiros ficcionais) surgiu pois ele sempre via sua mãe escrevendo cartas, já que ela era escrivã de cartas.

O diretor cresceu numa família cheia de mulheres; irmãs, tias, primas e etc. Dizem que isso refletiu bastante em seus filmes.

Tenho certeza que se vocês lerem com mais profundidade a sua biografia vão encontrar traços de sua vida pessoal nos filmes (é aquela velha história de que a vida imita a arte e vice versa).

Quando jovem, ele não teve oportunidade de estudar cinema pois sua família não tinha condições de bancar seus estudos. Além da questão financeira tinha outro problema que o impediu de estudar cinema o regime militar.

pedro - Copia

Quando ele se mudou para Madrid pretendia começar a estudar cinema porém, nessa época a Espanha estava sob regime ditatorial e todas as escolas de cinema foram fechadas.

Almodóvar iniciou sua correira produzindo curta-metragens, inicialmente trabalhou com os curtas por um período de dois anos, até lançar o primeiro longa metragem “Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas Del Montón” (1980).

Pepi, Luci, bom e otras chicas de monton

Dizem por ai que sua carreira se divide em três fases:

  • a primeira é a do inicio de sua produção artística e carreira quando ele era conhecido somente na Espanha e sua arte era bastante influenciada pela Movida Madrileña.
  • a segunda representa um diretor que aperfeiçoou suas obras e já é capaz de dirigir grandes produções lhe deram fama internacional, como o filme Mujeres al borde de un ataque de nervios (Mulheres à beira de de um ataque de nervos). 
  • e na terceira fase temos um diretor maduro e seguro que tem certeza do seu potencial e capacidade para dirigir filmes aclamados como Volver, Los abrazos rotos, La piel que habito entre outros. 

O que esperar dos filmes de Almodóvar?

Vou dizer baseado em minha experiencia pessoal. Sabe aquele tipo de filme que você assiste e fica dias pensando na trama e tentando processar o que assistiu. Sabe quando você assiste um filme e quando termina você percebe que está sem ar.

Então gente, os filmes do diretor Almodóvar me causam esse tipo de reação. Não espere um filme clichê.

volver almodóvar
Cenas do filme “Volver”

Como dizem por aí, os filmes dele são feitos para “causar”. Suas tramas sempre trazem temas polêmicos a tona como o homossexualismo, consumo de drogas, prostituição, sexo, abuso sexual e otras cositas mas.

E não esperem nada muito pacifico, suas tramas tem uma carga de  exagero que deixa qualquer novela mexicana no chinelo.

Cena do filme “La piel que habito”

E os exageros não ficam só na trama. Também aparecem em outros elementos da produção cineastra, como na interpretação dos atores, nas cores utilizadas nos cenários e nas duvidas que os espectadores ficam perante algumas cenas. E sem dúvida nenhuma, vocês também notará um exagero no talento de Pedro Almodóvar.

Não é atoa que seu nome sempre aparece naquelas listas dos 10 melhores diretores do cinema mundial.

Quais filmes assistir

Se fosse para indicar filmes do Pedro Almodóvar para vocês, sem duvida nenhuma, eu indicaria todos.

Porém eu sei que a vida anda corrida e as vezes não temos tanto tempo para dedicar ao cinema (pois temos que deixar um tempo reservado para assistir series rsrsr. Falando em series, não deixe de ler o nosso artigo sobre Como aprender espanhol com Netflix).

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

É o seguinte, indicar filme é meio complicado porque cada um tem seu gosto e preferencia, pode ser que os que eu gosto não agrade a fulano ou ciclano, por isso eu preferir indicar os preferidos da critica especializada, pois eles sim entendem do assunto.

tacones lejanos - almodóvar - Copia
Cenas do filme “Tacones lejanos”

Pegue a pipoca e seu refresco e aproveite as dicas valiosas que lhes passarei. (não comentarei muito sobre os filmes pois não sei vocês mas eu prefiro assistir sem saber muita coisa sobre a trama, gosto de ser surpreendida. Caso queiram saber mais sobre o filme antes de assistir, no final do post deixarei uma lista com todos os filmes de Almodóvar com links de paginas que contem informações sobre os filmes).

Segue a lista!

La piel que habito – A pele que habito

Ano de lançamento: 2011
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes
Gêneros: Suspense, Drama
Nacionalidade: Espanha
O que me chamou a atenção nesse filme foi a música, a trilha sonora do desse filme tem um papel importantíssimo. Me provocou um sentimento de inquietação (Prestem atenção nesse aspecto quando forem assistir e depois me digam o que acharam).

Volver – Voltar

Ano de lançamento: 2006
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: Espanha

Volver foi o primeiro filme do diretor Almodóvar que eu assisti (nem acredito que já faz dez anos que esse filme foi lançado). “Volver” foi como um regresso de Almodóvar para suas origens, ele mesmo afirma que a caracterização e personalidade das personagens femininas tem muito da sua mãe e suas irmãs.

Mujeres al borde de un ataque de nervios – Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

Ano de lançamento: 1988
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano mais
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: Espanha
Esse foi o primeiro filme de Almodóvar que lhe rendeu fama internacional. Foi a partir dele que o diretor ganhou reconhecimento internacional.

Carne trémula – Carne trémula

Ano de lançamento: 1998
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Bardem, Penélope Cruz, Francesca Neri mais
Gênero: Drama
Nacionalidades: Espanha, França

 Todo sobre mi madre – Tudo Sobre Minha Mãe

Ano de lançamento: 1999
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Cecilia Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz
Gênero: Drama
Nacionalidades: Espanha, França
Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Foi o primeiro filme espanhol a ganhar o Oscar e também um Globo de Ouro (além de outros prêmios). Esse, sem dúvida nenhuma, é um dos filmes que vocês não podem deixar de assistir.

Hable con ella – Fale com Ela

Ano de lançamento: 2002
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Cámara, Dario Grandinetti, Rosario Flores
Gêneros: Drama, Comédia , Romance
Nacionalidade: Espanha
Filme forte e emocionante que rendeu ao diretor espanhol um Oscar um Globo de Ouros e muitos outros premios. Há quem diga que Hable con ella pode ser considerado o melhor filme de Almodóvar.

Julieta – Julieta

Ano de lançamento: 2016
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Emma Suárez, Adriana Ugarte, Daniel Grao
Gênero: Drama
Nacionalidade: Espanha

 

Sim meus caros, tem filme novo do Senhor Pedro Almodóvar estreando (para a nossa alegria!). O filme está quentinho, como dizem por ai “acabou de sair do forno”.

Confesso que ainda não conseguir ver o filme (falta tempo☹️) porém li algumas criticas e pelo que vi posso garantir para vocês que o filme é realmente muito bom e surpreendente.

 

 

 Algumas Curiosidades

Oscar

Durante sua carreira, Pedro Almodóvar concorreu e ganhou vários prêmios (tenho certeza que na casa dele deve ter uma sala cheia de premeios expostos rsrsr).

Quer saber tooooooodos os premios que o diretor já conquistou?? Confira na lista AQUI.

Sem dúvida nenhuma, não só para Almodovár como para qualquer pessoa que trabalhe com cinema, ser indicado ao Oscar mais do que um privilegio é um sonho realizado. Quem não gostaria de participar da maior premiação do cinema mundial, não é mesmo!

oscar

Almodóvar foi o primeiro diretor espanhol a ser indicado para o Oscar, ele foi indicado a primeira vez em 1988 na categoria melhor filme estrangeiro com o filme “Mujeres al borde de un ataque de nervios” porém não ganhou.

Além dessa primeira indicação, ele foi indicado mais três vezes das quais levou a estatueta duas vezes. A primeiro foi na categoria melhor filme estrangeiro com o filme Todo sobre mi madre (mesma categoria que foi indicado em 1988) e a segunda estatueta ele ganhou na categoria melhor roteiro original com o filme Hable con ella.

Os queridinhos de Pedro Almodóvar

Almodóvar tem seus atores queridinhos, dentre eles tem três que eu destacaria já que quase sempre estão presentes nos filmes. São eles Penélope Cruz, Carmen Maura e Antonio Bandeiras.

Carmen Maura foi a primeira protagonista de Almodóvar no filme Pepi, Luci, Bom y otras Chicas del Montón. Desde então, é figura certa nos filmes do diretor.

Carmem Maura, Almodóvar e Penelope Cruz
Penelope Cruz, Almodóvar e Carmem Maura

A atuação de Penélope Cruz é sempre marcante (eu não consigo pensar no filme Volver sem lembrar do olhar da personagem que ela interpreta). Não é atoa que ela  foi a primeira espanhola a ser indicada Oscar, por sua atuação em “Volver”.

Penelope Cruz em Volver

Vale destacar que as mulheres nos filmes de Almodóvar quase sempre tem personalidade forte.

E o queridinho do diretor é nada mais nada menos do que Antonio Bandeiras meus caros. Como vocês podem perceber Almodóvar tem bom gosto.

almodovar e pedro bandeiras
Amodóvar e Antonio Bandeiras

Antonio Bandeiras é figurinha certa nos filmes do diretor espanhol. Assim como Penélope e Carmen a atuação de Bandeira é maravilhosa. São grandes atores.

Se vocês derem uma olhadinha no elenco dos filmes que eu citei na lista de quais filmes assistir vão perceber que aparece o nome de pelo menos um desses três atores.

Caetano Veloso

Vocês conseguem imaginar Caetano Veloso fazendo uma participação num filme do diretor Almodóvar? Pois num é que tem!

Caetano Veloso fez uma participação especial no filme Hable con ella (2002) cantando “Cucurrucucú Paloma”,  uma música tipica mexicana.

Já que estamos falando de música, vale ressaltar que a trilha sonora dos filmes de Almodóvar sempre mistura músicas latinas com músicas espanholas (mais um motivo para assistir ao filmes do diretor espanhol, a trilha sonora, conhecer musicas em espanhol diferentes das convencionais).

 

Lista completa – Filme Almodóvar

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Aos mais animados segue uma listas com todos os filmes que tiveram participação do Pedro Almodóvar seja como ator, diretor ou roteirista.

 

Ano Filme
1978 ¿Qué hace una chica como tú en un sitio como este?, de Fernando Colomo (ator)
1978 Salomé (diretor e roteirista)
1978 Un hombre llamado Flor de Otoño, de Pedro Olea (ator)
1980 Arrebato, de Iván Zulueta (voz)
1980 Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (diretor, roteirista e ator)
1982 Laberinto de pasiones (diretor, roteirista e ator)
1983 Entre tinieblas (diretor e roteirista)
1984 ¿Qué he hecho yo para merecer esto? (diretor, roteirista e ator)
1986 Matador (diretor, roteirista e ator)
1987 La ley del deseo (diretor, roteirista e ator)
1988 Mujeres al borde de un ataque de nervios (diretor e roteirista)
1990 ¡Átame! (diretor e roteirista)
1991 Tacones lejanos (diretor e roteirista)
1993 Kika (diretor e roteirista)
1995 La flor de mi secreto (diretor e roteirista)
1997 Carne trémula (diretor e roteirista)
1999 Todo sobre mi madre (diretor e roteirista)
2002 Hable con ella (diretor e roteirista)
2004 La mala educación (diretor e roteirista)
2006 Volver (diretor e roteirista)
2009 Los abrazos rotos (diretor e roteirista)
2011 La piel que habito (diretor e roteirista)
2013 Los amantes pasajeros (diretor e roteirista)
2016 Julieta (diretor e roteirista)


Bom pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre o grande diretor espanhol Pedro Almodóvar. Claro que o post é só uma pequena amostrar do que ele tem a nos oferecer, para conhecer de verdade seu trabalho é necessário assistir aos filmes. É sempre bom conhecer coisas novas, está ai uma oportunidade de ver filmes que não sejam na terrinha do Tio Sam (States).

Todas as semanas tem post novo no Blog Espanhol Sem Fronteiras. Não deixe de acompanhar!

Duvidas ou sugestões?? Deixe nos comentários que teremos maior prazer em responder.

Tem algum tema que você gostaria que fizéssemos um post??? mande sua sugestão para a gente.

 

 

Comentários

comentário

Comentários

comentário