Rebelde e Músicas do RBD!

Y soy rebelde
Cuando no sigo a los demás
Si soy rebelde
… ♫ ♩ ♫ ♫ ♩ ♫

Quem não conhece as músicas do rbd? Até quem não gosta (ou não gostava) já ouviu e sabe decorada essa daqui!

aprender espanhol com rebelde

Para os que assim como eu (professora Aurelia) no inicio dos anos 2000 era pré- adolescente ou jovem já deve saber sobre o que vamos falar nesse post, para os mais novinhos pode ser que o tema seja uma novidade. Independente da idade, tenho certeza que esse post irá agradar a todos os públicos. E no final deixarei uma dica muuuito útil para ajudar no aprendizado do espanhol  (vou deixar claro que vai rolar música do RBD!).

Se tem uma coisa que faz sucesso na programação do canal do nosso querido Silvio Santos, essa coisa são as novelas mexicanas. Quem nunca assistiu uma novela mexicana no SBT que atire a primeira pedra!

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Comigo não foi diferente, desde niña sempre acompanhei as novelas mexicanas (até hoje assisto jaja), tenho as minhas favoritas porém tem uma que ocupa um lugar especial em meu coração pois de certa forma, direta ou indiretamente, influenciou na minha relação com o espanhol <3.

No ano de 2005 estreava no SBT a novela mexicana Rebelde. A trama girava em torno da vida de adolescentes que estudavam em um colégio semi – interno (todos os adolescentes na época sonhavam em estudar no Elite Way School). O objetivo principal era mostrar os conflitos vividos por adolescentes nesse momento de transição como o primeiro amor, problemas com a imagem e a necessidade de ser aceito pelos outros, o difícil relacionamento com os pais e blá blá blá… tudo isso que nós já sabemos que ocorre na adolescência. Puro drama! jajajaj Uma comédia! kkk

musicas do rbd

A novela Rebelde tinha seis protagonistas Mia Colucci (Anahí), Roberta Pardo (Dulce María), Miguel Arango (Alfonso Herrera), Diego Bustamante (Christopher Uckermann), Lupita Fernandez (Maite Perroni) e Giovanni Mendez (Christian Chávez).

Entre a varias emoções e tramas vividas pelos personagens da novela eis que surge o grande auge da história, os protagonistas resolvem formar a banda Rebelde mais conhecida como RBD. O grupo musical mexicano RBD fez muito sucesso, em pouco tempo todos os adolescentes estavam enlouquecidos pela tal banda, e cantando as famosas músicas do rbd.

Eram uma febre! Não bastava assistir a novela (cada capitulo era esperado com muita ansiedade), tinha que comprar os CDs e DVD, saber todas as letras das músicas do rbd, aprender as coreografias das músicas, vestir as roupas igual ao uniforme do colégio Elite Way School e gastar uma fortuna com revistas que continham informações sobre a banda, caderno, álbuns de figurinhas e colecionar cards com fotografias deles (sim gente, eu sou dessa época, momento nostalgia ).

Em consequência do sucesso da banda e da novela muitas pessoas começaram a fazer aulas de espanhol. Na época que eu estava na faculdade era muito comum ouvir alguém dizendo que havia começado a estudar espanhol em função da novela rebelde e porque haviam se tornados fãs da banda RBD. Eles influenciaram toda uma geração.

Como eu disse acima, a novela Rebeldes e a banda RBD influenciaram muito para que os jovens e adolescentes e alguns adultos também se interessassem pelo idioma espanhol (o que é muito bom!). Confesso que apesar de que meu interesse pelo idioma não tenha surgido a partir do sucesso da novela e da banda, eles acabaram fazendo parte do meu aprendizado do espanhol.

“Mas professora, para que devo assistir novela mexicana e como é possível aprender espanhol assistindo????”

É muito fácil minha gente, como já foi dito em outros post e como já foi explicado no nosso e – book Aprenda Espanhol 10 vezes mais rápido! (falando nisso, caso você ainda não tenha pedido o e – book é só clicar aqui, é totalmente grátis, free, 0800! não perca essa oportunidade).

Mas voltando a pergunta, é muito fácil aprender espanhol assistindo novelas em espanhol (claro né kkk), só o fato de você assistir já te ajudar a aprender várias palavras novas, além de expressões e gírias do país de origem da novela. Sem falar que ao ouvir o idioma com constância você vai acostumar o seu ouvido ao idioma, com o tempo você vai percebendo os diferentes sotaques do espanhol falado em cada país. Ouvindo a pronunciação de nativo você poderá aperfeiçoar a sua. E o melhor de tudo é que você vai aprender tudo isso se distraindo. No caso dessa novela as vantagens são ainda melhores, já que o foco da novela é uma banda. Se você assistir e cantar as músicas do rbd junto, você vai conseguir aproveitar o máximo dessa novela.

Da novela eu me lembro muito pouco porém, as letras das músicas estão na ponta da língua até hoje (porque eu  ainda escuto jaja).

Sempre tem aquelas músicas que fazem mais sucessos, né!

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

A música de abertura da primeira temporada da novela Rebelde com certeza é uma das que não sai da cabeça.

Y soy rebelde
Cuando no sigo a los demás
Si soy rebelde
Cuando te quiero hasta rabiar
Y soy rebelde
Cuando no pienso igual que ayer
Y soy rebelde
Cuando me juego hasta la piel
Si soy rebelde
Es que quizás nadie me conoce bien

Outra que não tem como se esquecer é Sálvamenão tinha como não se emocionar vendo a performance da Anahí cantando no DVD.

(Sálvame del olvido)
Sálvame de la soledad
(Sálvame del hastío)
Estoy hecho a tu voluntad
(Sálvame del olvido)
Sálvame de la oscuridad
(Sálvame del hastío)
No me dejes caer jamás

Se tem uma coisa que não falta a banda RBD são hits, afinal tudo que eles cantavam fazia muuuuito sucesso, por isso não tem desculpas,  sigas os passos que vou passar e bora aprender espanhol com o Rebelde.

Como aprender espanhol com música (aqui vamos focar nas músicas do RBD)

1- Monte uma playlist (com as músicas do rbd)

playlist en espanhol

Escolha as músicas do rbd que você mais gosta e monte uma playlist, ouça varias vezes as músicas, quanto mais melhor jajaja.

2- Leia a letra das músicas

Escute a música lendo a letra, assim você poderá saber exatamente quais palavras eles estão falando. É muito comum a gente escutar uma coisa e ao ler a letra da música perceber que estávamos cantando errado (quem nunca?).

3- Fique atento as palavras desconhecidas

Marque as palavras que você não conhece e procure o significado, assim você estará aumentando o seu vocabulário. E nunca é demais lembrar sobre os falsos cognatos, por isso cuidado com as palavras que ouvimos e por ser igual ou parecido acharmos que é o que parece. E aqui vai uma dica: Quem assiste a novela consegue captar as ideias das palavras (mesmo que desconhecidas) com mais facilidade, já que o contexto está bem na cara. As músicas do rbd se tornam ainda mais eficazes no aprendizado do espanhol!

4- Olho nos verbos

Notem quais os tempos verbais aparecem na música, se são verbos regulares ou irregulares e etc. E para os mais animados, não custa nada separar alguns verbos e fazer a conjugação, tenho certeza que ajudará bastante a entender como funciona o uso e as conjugações dos verbos em espanhol.

5- CANTE!!!

Deixe a vergonha de lado e solte a voz (pode ser que seus parentes ou vizinhos reclamem um pouco mas não dê bola pra eles jajajaj), cantando vocês estará praticando a pronunciação, te garanto que vai melhor muuuuito além é claro como todos já sabemos “quem canta seus males espanta”. Quero ver todo mundo cantando as músicas do rbd ein! Já sabe então né, vamos aquecendo a voz pra cantar as músicas do rbd!

Opt In Image
Aprenda espanhol 10 vezes mais rápido!
Saiba os segredos dos professores de espanhol que irão te fazer aprender 10, 20, 30 vezes mais rápido!

Nós odiamos spam. Seus dados estão seguros conosco.

Estão vendo o tanto de coisas que dá para aprender ouvindo música (e aprender espanhol ouvindo música do rebelde, melhor ainda né?!). Aprender já é bom, aprender com música é melhor ainda.

Lembrado que essas dicas que passei para vocês acima não valem só para as músicas do RBD, viu!!! Elas se aplicam para todas as músicas em espanhol. Procure os artistas que você mais gosta e mãos à obra.

Vocês se lembram que lá no primeiro parágrafo eu disse que ia dar uma super dica para vocês?? Então, é o seguinte, como eu citei no decorrer do texto muita gente começou a estudar espanhol por causa da novela Rebelde e da banda RBD, citei também que muitos deles eu conheci na universidade continuando o estudo da língua espanhola e fazendo do espanhol uma profissão. Essas pessoas obviamente aprenderam espanhol muito bem, falam, leem, compreendem … obtiveram êxito no aprendizado da língua. Estou dizendo tudo isso pra vocês para exemplificar minha dica para se ter êxito no aprendizado do espanhol (apesar de que essa dica também vale para tudo que nos dispomos a fazer na vida), a dica é: estude com amor, eu sei que essa dica parece coisa de livro de autoajuda e meio melosa, mas vai por mim, quando a gente estuda o que gosta é bem mais fácil de aprender (ninguém merece ficar estudando algo que não tá afim). Posso afirmar para vocês que os adolescentes da minha época que estudaram o idioma por causa do RBD tiveram muito mais dedicação em aprender do que os que estudavam porque os pais obrigavam ou por outros motivos do tipo. É comprovado cientificamente que as emoções influenciam no aprendizado.

Por isso meus caros, se vocês assim como eu já é apaixonado pelo espanhol está no caminho certo. Agora caso você ainda não goste tanto do idioma e tem que aprender por outros motivos como para se preparar para o mercado de trabalho por exemplo aprenda a gostar de aprender o idioma, busque temas que você gosta algo que te motive a se dedicar ao estudo da língua de forma mais leve e divertida.


É isso pessoal, aos que já assistiram a novela mexicana Rebeldes e conhecia a banda RBD esse post foi nostálgico. Para os que ainda não conheciam está ai uma dica, vale a pena conhecer, quem sabe vocês não gostam também. Aos que não curtem a banda e nem a novela vale aproveitar as dicas que foram dadas para aplicar a outras bandas e músicas. Espero que tenham gostado e que o post ajude vocês no aprendizado do espanhol.

Conhece alguém que é ou era muito fã dos rebeldes?? não deixe de marcar ele no post. Ah, e como sempre deixe o seu comentário, ele é muito importante para nós do Espanhol Sem Fronteiras.

 

Comentários

comentário

Comentários

comentário