ESF - LOGO BLOG
Search
Close this search box.

Los Mariachis – Cultura mexicana

Tópicos desse artigo:

Aiaiaiaiaiaiiiiii…

Los Mariachis - Espanhol Sem Fronteiras

Tem como pensar em México e não lembrar dos mariachi? Para mim não, logo me vem na cabeça a imagem daqueles cantores com roupas típicas e instrumentos diferentes cantando embaixo da janela de uma jovem que levanta da cama e fica a apreciar com olhar apaixonado a cantoria dos mariachi. (Para falar a verdade eu imagino a jovem jogando água neles rsrsr)

Logo depois ela desce e vai encontrar com seu amado que a espera com um buque de flores (ala professor Girrafales). Eles se beijam, se casam e são felizes para sempre… Brincadeira gente. Deixemos o romantismo de lado e voltemos ao nosso tema principal, aqueles que são os responsáveis por essa linda história que acabei de vos contar. Os mariachi.

Mas afinal, o que realmente são os mariachi?? Uma coisa posso afirmar para vocês, eles são muito mais do que artistas, eles fazem parte da identidade do México.

Mariachi e sua identidade

Traje Tipico

A palavra mariachi tem dois significados, é um gênero musical popular do México e é também o nome dado aos grupos musicais que interpretam e fazem espetáculos do gênero, para ser mais especifica, é tanto os músicos (aqueles lá da serenata de amor) como as músicas que eles cantam.

Então vamos por parte que é para não confundir, se é que tem como separar um do outro, para mim os dois significados andam de mãos dadas. Onde um está o outro também “tá”.

Gênero musical

Manual de viagem obrigatório! Aqui você vai poder se preparar pra uma viagem tranquila e falar espanhol com os gringos!

Primeiro falaremos do mariachi gênero musical. Reza a lenda que o ritmo originou- se no estado de Jalisco, em uma vila rural Cocula, perto de Guadalajara (adoro essa palavra). O gênero cresceu entre os lavradores e peões locais, misturava influencias de ritmos europeus, indignas e africanos. Talvez na época ninguém imaginasse o quão importante esse gênero iria se tornar futuramente.

Inicialmente as músicas mariachis eram mais comuns em pequenos vilarejos, em igrejas e festas familiares. Após a ditadura Porfírio Diaz a música mariachi se tornou símbolo de orgulho mexicanos, logo chegaram as grande cidades.

Com o passar do tempo, os mariachis passaram a se dedicar mais aos estudos de música e as músicas ganharam arranjos melhores, foi como uma espécie de profissionalização dos músicos que antes tocavam em suas pequenas vilas e chegaram na cidade grande para ganhar a aprovação de todos, até mesmo a elite mexicana passou a apreciar o ritmo.

Aquele grupo que conhecemos hoje em dia

Já os mariachis cantores, são grupos de mais ou menos cinco pessoas que tocam o ritmo. Se você vai ao México provavelmente verá um grupo tocando, eles estão em toda parte.

Emblemáticos e inconfundíveis, o mariachis tem um jeito todo especial de se apresentar, suas vestimenta (traje de charro) e seus instrumentos chamam a atenção do público que os assistem.

Tipos de mariachis

Atualmente existe dois tipos de mariachis, os tradicionais e os modernos. Os tradicionais foram os primeiros a surgir, eles tocavam somente instrumentos musicais de cordas como o violino, viola de mão, arpa, guitarrón (aquele violão grande) e contrabaixo. 

Mariachi Tradicional
Mariachi Tradicional

Já os modernos são esses que conhecemos hoje em dia, algumas coisas mudaram, além dos instrumentos já usados pelos tradicionais eles agregaram novos instrumentos como a arpa e as trombetas (cá entre nós, essa faz grande diferença no som dos mariachis), o número de integrantes aumentou e as roupas que passaram a usar.

Normalmente eles sempre estão muito bem vestidos, a vestimenta que os mariachis modernos usam é composto por uma jaqueta curta bem adornada ou um terno, gravata, calça ajustada, camisa e botas.

E é claro que não poderia faltar talvez a parte mais emblemática, o chapéu de asa larga que assim como o a jaqueta é adornado e geralmente é de palha (lindíssimo!). As cores que eles mais usam é o famoso pretinho básico ou branco, más não é uma regra. Já ia me esquecendo, outra característica que eu percebo nos mariachis é bigodón. As roupas que eles usam é realmente muito bonita e também muito cara. 

Roupas De Mariachi
Traje De Charro

Se por ai dizem quando os estrangeiro ouvem a palavra brasileiro e já pensam em samba, quando o assunto é festa no México há de se pensar em mariachi. Esse tipo de música toda em todo tipo de comemoração aniversários, casamentos, batizado, serenatas e até funerais. É obvio que nem só de mariachi vivem os mexicanos, más esse é sim um ritmo que faz parte da vida deles.

É de costume que eles se apresentem em locais públicos, eles podem por exemplo chegar num restaurante onde você e seus amigos estão e cantarem uma ou duas músicas, vai depender da animação do público. Você só não pode se esquecer de pagar uma gorjeta (que em espanhol se fala propina) para eles, é claro né gente, ninguém trabalha de graça, nunca é demais lembrar.

Repercussão dos mariachis

Entre pra nossa newsletter pra ficar atualizado sobre aprendizagem da língua espanhola!

De tão especial e popular, no ano de 2011 a Unesco declarou que o mariachi é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (titulo mais que merecido). Como forma de preservar a cultura mariachi todos os anos acontece o Encontro Internacional do Mariachi e a charrería, geralmente ocorre no mês de agosto, os mariachis se apresentam com a Orquesta Filarmónica no Teatro Degollado (é um espetáculo maravilhoso).

Encuentro De Mariachi

Minha gente, não é só no México que podemos encontrar mariachis, eles estão em toda parte mesmo, inclusive em outros países como na Colômbia, em Peru e até no Japão, (é bem provável que você também encontre vários mariachis de mentirinha em festas a fantasia) muito bacana essa expansão da cultura mexicana (inclusive eu achei alguns sites onde você pode contratar uns grupos, agora eu não sei eles são do grupo da falsiane kkkkk quem quiser dá uma olhadinha é só clicar aqui ou aqui).

Outro lugar que você encontrará vários mariachis é nos filmes, é muito comum ver principalmente a cena que descrevi no primeiro paragrafo. Nem só de coadjuvante vive o mariachi, em 1992 foi lançado o filme “O mariachi”, é um filme de ação cujo personagem principal viaja pelo México a procura de uma vaga para trabalhar como mariachi, só que as coisas começam a dar errado quando ele é confundido com um assassino… para saber o resto da história vocês devem assistir ao filme, recomendo (não sou do tipo que dá spoiler).

E para finalizar, os deixo com um clássico La cucaracha versão mariachi.

La Cucaracha, la Cucaracha,
Ya no puede caminar
Porque no tienne, porque le falta
Marihuana que fumar…

 

Gente não sei vocês, mas falar de mariachis me leva pra outra dimensão, me da muita vontade de viajar! Pra matar a vontade eu gosto de ler sobre Buenos aires, Barcelona, Madrid <3

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esses músicos maravilhosos que enriquecem a cultura do México (eu adorei).

E falar de cultura mexicana não tem como não lembrar de Chaves e de Rebeldes né kkk

E sobre assuntos mais profundos no idioma, dá uma lidinha nesse post onde eu falo sobre os números em espanhol! Inacreditável a quantidade de conteúdo que tem lá! Em todos os nossos conteúdos tem as explicações teóricas e também exercícios práticos! Por exemplo, falamos sobre as horas em espanhol, como estudar a pronúncia do espanhol, como usar o muy e mucho, até sobre palavrões em espanhol já falamos rsrsrsrs. Confere lá!

É sempre bom conhecer sobre a cultura de outros países, e nós da Espanhol Sem Fronteiras estamos dispostos a deixar você informado sobre a cultura hispano, e se você também é apaixonado pela cultura eu não deixaria de ler o post que falamos da lindinha da Mafalda *-*

CURTA NOSSAS PÁGINAS!

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), dando aulas de espanhol há 10 anos.

Outras

Artigos relacionados

Aprender Espanhol

Texto em espanhol

Quer texto em espanhol pra estudar? Eu quero te presentear com um pacote de mais de 25 textos para estudar

Ler Mais »

Comentários

Professora Acsa Lima - Espanhol Sem Fronteiras

Acsa Lima

Formada em Letras pela UnB (Universidade de Brasília), estuda idiomas há mais de 15 anos.

@espanholsemfronteiras
Professora Acsa Lima

Cookies espanhol sem fronteiras

Controle Sua Privacidade

Nós usamos cookies para melhorar a navegação no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com os nossos termos abaixo:

Políticas e  termos de uso